CONECTE-SE CONOSCO

Brasil

Apenas 21% do público-alvo se vacinou contra a gripe no Brasil

Meta do Ministério da Saúde é imunizar 75 milhões de brasileiros. Campanha foi antecipada por conta do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.

Publicado

em

Vacinação contra a gripe; equipes de saúde criam estratégias para alcançar meta

Quase um mês após o início da vacinação contra a gripe no Brasil, apenas 21% do público-alvo recebeu o imunizante. De acordo com dados do Ministério da Saúde, pouco mais de 14 milhões de pessoas foram vacinadas. A meta é imunizar 75 milhões de brasileiros.

Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal, são os estados com as menores porcentagens da população vacinada. Nesses locais, a cobertura vacinal não passa de 17%.

📅 Por conta do aumento da circulação de vírus respiratórios no país, o ministério antecipou a campanha anual, que normalmente ocorre entre os meses de abril e maio.

Oficialmente, a imunização nacional começou no dia 25 de março, mas em alguns locais a vacinação se iniciou ainda mais cedo, conforme a chegada de doses – medida que foi orientada pelo próprio Ministério da Saúde.

💉O público-alvo elegível para tomar a vacina da gripe pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é formado por:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
  • Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
  • Trabalhadores da Saúde;
  • Gestantes;
  • Puérperas;
  • Professores dos ensinos básico e superior;
  • Povos indígenas;
  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
  • Profissionais das Forças Armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
  • Trabalhadores portuários;
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

vacina também pode ser encontrada em clínicas particulares para quem quiser se imunizar e não estiver no público prioritário.

Mutirão pelo Brasil

Para incentivar a vacinação, diversas cidades fizeram um mutirão neste sábado (20) para imunizar a população.

Em Belo Horizonte, prefeitura realizou uma parceira com uma rede de drogarias. A vacina contra a gripe está disponível em parques e praças em várias regiões da capital mineira durante todo o fim de semana.

Já na capital baiana, este é o segundo sábado seguido com postos abertos para a vacinação. Mais de 40 unidades de saúde na cidade devem imunizar a população até as 16h00. Salvador vacinou cerca de 10% do público-alvo.

As ações para vacinação contra a gripe também aconteceram no Ceará e em todo o estado do Mato Grosso, com postos abertos até 16h30.

Brasil

Idoso de 82 anos desaparece ao sair andando de casa de repouso na Grande SP

José Paulo de Moraes tem alzheimer e está desaparecido desde terça (16). Câmera de segurança registrou o momento em que o idoso sai da clínica a pé em Ibiúna.

Publicado

em

Por

Um idoso de 82 anos está desaparecido desde terça-feira (16), quando saiu da Casa de Repouso Grande Harmonia Seicho-no-iê, na Estrada Vicinal, em Ibiúna, Grande São Paulo.

Segundo a família, José Paulo de Moraes tem alzheimer e gosta muito de andar. Os filhos acreditam que ele tenha se afastado para outras cidades da região.

A Casa de Repouso registrou boletim de ocorrência pelo desaparecimento e a polícia faz buscas. A família também diz que vai registrar outro boletim para apurar possível negligência da casa.

Uma câmera de segurança da Casa registrou o momento em que o idoso sai pelo mato, ao lado de uma guarita, quando um carro entra pelo portão da clínica, às 15h21 do dia 16

Continue Lendo

Brasil

Chão cede, e professora cai de um andar para outro em escola

Chão cede e professora cai de uma sala a outra em escola particular no ES. Ela caiu de uma sala a outra. Local está interditado e aulas foram suspensas até que uma inspeção seja realizada.

Publicado

em

Por

Uma professora caiu do teto de uma sala de aula após o piso do andar em que ela estava ceder. O caso aconteceu no Centro Educacional Primeiro Mundo, em Vitória, na noite desta quinta-feira (18). A identidade da docente não foi divulgada.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a professora caiu do segundo para o primeiro andar. Ela teve escoriações e se queixava de dores no abdômen, coluna e braços.

Imagens enviadas pelas redes sociais mostram o buraco no teto da sala de aula. A professora foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Um familiar da professora, que não quis se identificar, disse que a vítima foi avaliada por um ortopedista, passou por exames e não teve nenhuma fratura, mas continuava reclamando de dor nas costas.

Aulas suspensas

A sala foi imediatamente interditada. Por nota, a instituição confirmou o incidente e disse que não havia alunos em sala.

Segundo a Rede Inspira, responsável pela gestão da escola, os alvarás referentes à estrutura estão todos em dia e o piso é feito de estrutura metálica, com estrutura válida por 20 anos.

Continue Lendo

Brasil

Caso do Porsche: delegado que cobrou imagens de PMs é afastado

Nelson Alves apurava causas e eventuais responsabilidades pelo acidente que deixou um morto e um ferido no mês passado em SP. Delegado Milton Burguese assume a investigação. SSP alega ‘mudança administrativa’ e nega afastamento.

Publicado

em

Por

O delegado Nelson Alves foi afastado nesta quinta-feira (18) do inquérito que investigava as causas e eventuais responsabilidades pelo acidente com o Porsche que deixou uma pessoa morta e outra ferida no mês passado, na Zona Leste de São Paulo. Ele foi transferido do 30º Distrito Policial (DP), Tatuapé, para o 81º DP, Belém.

A mudança ocorre após críticas internas e externas contra o delegado na condução do inquérito que apura as causas e eventuais responsabilidades pelo acidente ocorrido em 31 de março na Avenida Salim Farah Maluf. E depois também de o 30º DP cobrar que a Polícia Militar (PM) entregue imagens de câmeras corporais usadas pelos policiais militares que atenderam a ocorrência.

O delegado confirmou nesta sexta-feira (19) sua saída do caso e do DP do Tatuapé. Entretanto, disse desconhecer os motivos. “Ninguém sabe, só cumpro ordens”, comentou Nelson.

O inquérito do caso do Porsche ainda não foi concluído. Quem assume a investigação é o delegado Milton Burguese, que estava no 81° DP. Ele também irá presidir outros inquéritos contra o crime organizado.

Procurada, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) negou que Nelson tenha sido afastado do caso. Por meio de nota, a pasta informou que “ocorreu uma mudança administrativa” na qual o delegado Milton foi para o 30° DP “por ter experiência em apurações de crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro”.

“A unidade vem desenvolvendo investigações complexas contra membros de uma facção criminosa que atua em várias regiões do Estado, motivo pelo qual se faz necessária a experiência do delegado citado. A investigação sobre a morte do motorista de aplicativo foi conduzida pelo delegado Nelson Alves e está em fase final para ser relatado à Justiça”, informa o comunicado da SSP.

Críticas e body cams

A defesa dos investigados chegou a informar no processo judicial que foram vazadas informações sigilosas do inquérito à imprensa. O caso está em segredo de Justiça. Segundo fontes da reportagem, Nelson foi questionado por seus superiores a respeito disso, mas negou ter divulgado algum conteúdo do inquérito.

Nelson também havia solicitado à Polícia Militar que entregasse as imagens das câmeras corporais que os agentes usaram para gravar atendimento e socorro às vítimas da batida. O pedido foi reforçado na Justiça no início de abril, pelo delegado Marcos Casseb, titular do 30°DP.

A PM ainda não entregou para a delegacia que investiga o caso as gravações das body cams dos policiais militares que atenderam a ocorrência. De acordo com fontes da reportagem, a cobrança dessas imagens na Justiça teria incomodado a Polícia Militar.

Álcool e velocidade

O acidente entre o Porsche e o Sandero foi gravado por câmeras de segurança. Segundo testemunhas, o condutor do carro de luxo dirigia em alta velocidade. O limite para a via é de 50 km/h.

O amigo do empresário, o estudante de medicina Marcus Vinicius Machado Rocha, estava no banco do carona do Porsche e ficou ferido no acidente. Ele e namorada contaram à Polícia Civil que Fernando havia bebido antes de dirigir. O empresário nega.

As filmagens das câmeras corporais dos PMs são importantes para ajudar os investigadores a esclarecer algumas dúvidas. Uma delas é se foi mesmo a Polícia Militar que liberou Fernando para deixar o local do acidente sem fazer o teste do bafômetro. E ainda se o empresário tinha sinais de embriaguez, como disseram algumas testemunhas.

Questionada pela reportagem, a Secretaria da Segurança Pública respondeu que as imagens serão fornecidas pela PM, “como de costume, para a análise da Polícia Civil. As investigações do caso seguem em andamento, sob segredo de Justiça”.

Paralelamente, a Corregedoria da PM apura se os agentes falharam por não terem feito o teste do bafômetro em Fernando e deixado o motorista do Porsche ir embora do local do acidente.

Apesar de a Justiça ter negado dois pedidos da Polícia Civil para prender Fernando, determinou que ele pagasse uma fiança de R$ 500 mil (para garantir futuros pagamentos de pedidos de indenizações à família de Ornaldo e a Marcus), além de suspender a carteira de motorista dele e obrigá-lo a entregar o passaporte na Polícia Federal (PF).

A defesa de Fernando alega que o acidente foi uma “fatalidade”. Procurada para comentar os depoimentos de Marcus e da namorada dele, a advogada Carine Acardo Garcia respondeu que “nos parece que a informação foi de que ingeriram drinque muitas horas antes do acidente”.

“Um sentimento de injustiça gigantesco dentro de mim”, escreveu em seu Instagram, Luam Silva, filho do motorista por aplicativo Ornaldo, morto no acidente.

Continue Lendo

Em Alta