Brasil
Chão cede, e professora cai de um andar para outro em escola
Chão cede e professora cai de uma sala a outra em escola particular no ES. Ela caiu de uma sala a outra. Local está interditado e aulas foram suspensas até que uma inspeção seja realizada.

Uma professora caiu do teto de uma sala de aula após o piso do andar em que ela estava ceder. O caso aconteceu no Centro Educacional Primeiro Mundo, em Vitória, na noite desta quinta-feira (18). A identidade da docente não foi divulgada.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a professora caiu do segundo para o primeiro andar. Ela teve escoriações e se queixava de dores no abdômen, coluna e braços.
Imagens enviadas pelas redes sociais mostram o buraco no teto da sala de aula. A professora foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Um familiar da professora, que não quis se identificar, disse que a vítima foi avaliada por um ortopedista, passou por exames e não teve nenhuma fratura, mas continuava reclamando de dor nas costas.
Aulas suspensas
A sala foi imediatamente interditada. Por nota, a instituição confirmou o incidente e disse que não havia alunos em sala.
Segundo a Rede Inspira, responsável pela gestão da escola, os alvarás referentes à estrutura estão todos em dia e o piso é feito de estrutura metálica, com estrutura válida por 20 anos.
Brasil
No 85+ da TV Capital e Rádio Clube, Eunício fala sobre pré-candidatura ao senado e comemora reeleição no MDB-CE

Durante entrevista ao 85+ na TV Capital com retransmissão na Rádio Clube de Fortaleza, o deputado federal Eunício Oliveira comemorou sua reeleição unânime como presidente estadual do MDB no Ceará. A convenção, realizada em Viçosa, surpreendeu com a presença de mais de 5 mil pessoas e marcou também o pré-lançamento de sua candidatura ao Senado.
Segundo Eunício, a recondução ao cargo segue uma estratégia do MDB nacional, que quer ampliar sua bancada no Senado em todos os estados. O evento contou com a presença de deputados estaduais, federais, vice-governadora, prefeitos e vereadores.
Um dos destaques foi o discurso do presidente da Assembleia, Romeu Aldiguerre, que declarou que o Ceará “perdeu sete anos e meio no Senado” e que a eleição de Eunício seria uma “recuperação” para o estado.
Eunício também exaltou a força do partido, que completa 60 anos, e agradeceu às lideranças presentes. Ao fim, confirmou participação no programa da emissora na próxima sexta-feira.
Brasil
Dia do livro infantil – especial por regiões: Norte

Do Norte do Brasil surge uma das vozes mais promissoras da literatura infantil: Airton Souza, de Marabá (PA), vencedor de um concurso internacional com o livro A chuvinha que não queria molhar ninguém, uma obra que convida à reconexão com aquilo que é essencial — a natureza. Em páginas carregadas de afeto, o autor constrói uma história em que a cumplicidade entre o ser humano e o meio ambiente não é apenas pano de fundo, mas personagem viva.
A narrativa apresenta uma chuvinha sensível ao ritmo das pessoas, que tenta não atrapalhar o dia de ninguém. Com delicadeza e imaginação, Airton transforma esse gesto em metáfora, revelando que a natureza não está fora, distante ou silenciada — ela pulsa em cada gesto simples, em cada sensação que atravessa a infância.
Ao escrever, o autor costura imagens que despertam a escuta, o cuidado e a presença — valores que, tantas vezes, a pressa da vida adulta apaga. Sua vitória é mais que um prêmio: é o reconhecimento da força poética que nasce nas margens do Brasil e alcança o mundo.
Brasil
Dia do livro infantil – especial por regiões: Centro-oeste

Se crescer já não é fácil, imagine crescer ouvindo que o seu cabelo é “ruim”. Foi com essa inquietação que a jornalista Neusa Baptista – Mato Grosso – escreveu Cabelo Ruim? – A história de três meninas aprendendo a se aceitar. Lançado pela editora Tanta Tinta, o livro nos conduz pela história de Tatá, Bia e Ritinha — três amigas que se reconhecem na dor, mas também na descoberta da beleza que sempre esteve ali.
A narrativa é leve, mas carrega peso: o das palavras que ferem, o dos olhares enviesados, o dos padrões que tentam moldar infâncias negras desde cedo. Mas o que poderia ser sobre dor, se transforma em força. E, talvez, mais do que transformar, a autora fortalece o que já estava ali: o direito de ser criança com orgulho da própria história.
A obra ganhou vida também fora das páginas. Foi distribuída em escolas de Mato Grosso através do Projeto Pixaim, da CUFA-MT, e virou peça de teatro. Porque histórias como essa precisam ecoar, ocupar espaços, formar repertório.
Na última matéria, falamos sobre Bilbo, o macaquinho, de Rosa Morena, uma obra que, com sensibilidade e leveza, aborda como o pequeno macaco enfrenta as mudanças inesperadas e aprende a se adaptar a novos caminhos. Agora, seguimos para o Centro-Oeste com uma obra que também explora os desafios da infância, mas com um foco na construção da autoestima e na força das amizades, mostrando como as crianças podem enfrentar as mudanças da vida com coragem e união.