Ceará
Justiça condena homem a 14 anos de prisão por tentar matar a companheira e o filho adolescente
Vítimas foram agredidas com uma barra de ferro e um pedaço de madeira.

O Tribunal Popular da 3ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza condenou Alessandro Sousa da Silva a 14 anos de prisão, por tentar matar a companheira e o filho adolescente do casal. O julgamento ocorreu nessa segunda-feira (15), no Fórum Clóvis Beviláqua, na capital.
Segundo a vítima, na madrugada do dia 19 de dezembro de 2022, o réu, utilizando uma barra de ferro, a agrediu com diversos golpes na casa da família. Em seguida, foi ao quarto do filho, que tinha 12 anos à época, e o agrediu com um pedaço de madeira.
Durante a ação, a mulher entrou em luta corporal com o acusado, conseguindo imobilizá-lo até a chegada de policiais militares, que prenderam o homem flagrante.
Em depoimento, as vítimas disseram que Alessandro havia consumido bebida alcoólica no dia.
Julgamento
Em fevereiro de 2023, o Ministério Público do Ceará (MPCE) apresentou denúncia contra o acusado por tentativa de feminicídio e homicídio. No dia 17 de agosto do mesmo ano, o juiz Fábio Rodrigues Sousa, da 3ª Vara do Júri de Fortaleza, pronunciou Alessandro, determinando que ele fosse julgado pelo júri popular.
A decisão do Conselho de Sentença acatou as qualificadoras de motivo fútil, uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e por ter sido praticado contra mulher, em razão da condição de sexo feminino (feminicídio). Da mesma forma, acatou a qualificadora do emprego de meio que dificultou a defesa da vítima, em relação à criança.
Na definição da pena, foi levado em consideração, ainda, a circunstância de o delito configurar violência doméstica e familiar. Ao réu foi negado o direito de apelar da decisão em liberdade.
Ceará
Ingressos de futebol podem ser usados como incentivo para estudantes da rede pública no Ceará

A proposta é do deputado estadual Davi de Raimundão (MDB), mas vale esclarecer: não é um projeto de lei, e sim um projeto de indicação. Isso significa que, mesmo que seja aprovado pelos deputados, não tem força de lei nem obriga o Governo do Estado a executar a ideia. Trata-se apenas de uma sugestão oficial que pode ser acatada ou ignorada pelo Executivo.
Segundo o autor, a proposta respeita os limites legais de gastos e não usaria recursos da Educação. A ideia seria viabilizada por meio de parcerias e com responsabilidade fiscal, sem comprometer o orçamento essencial.
Na prática, se o Governo do Estado decidir levar a ideia adiante, ele pode implementar a medida por meio de ações diretas ou até mesmo criando um projeto de lei próprio. Mas, por enquanto, a proposta permanece apenas como uma sugestão formal — que pode ou não sair do papel.
Ceará
José Airton se reúne com militância do PT em Icapuí e fortalece mobilização para o PED 2025
O deputado federal José Airton esteve neste fim de semana na comunidade de Redonda, em Icapuí, para um encontro com militantes do Partido dos Trabalhadores (PT). O momento fez parte da preparação para o Processo de Eleições Diretas (PED), marcado para o próximo dia 6 de julho, quando serão definidos os novos dirigentes do partido em níveis municipal, estadual e nacional.
Durante o encontro, José Airton destacou a importância da democracia interna do PT e reafirmou o compromisso com a construção de um projeto político popular, enraizado nas bases e voltado para a transformação do Brasil e do Ceará.
O deputado também declarou apoio à candidatura de Berlizangela Silva para a presidência do diretório municipal em Icapuí, de Antônio Filho para o diretório estadual e de Romenio Pereira para a direção nacional do partido.
Além das eleições internas, o diálogo também girou em torno do cenário político atual, dos desafios enfrentados pela militância e da necessidade de fortalecer o PT para garantir a continuidade do legado do presidente Lula e do governador Elmano de Freitas.
O encontro foi marcado por escuta, participação ativa e renovação da esperança. Para José Airton, é com essa energia da base que o PT segue firme na missão de transformar realidades e caminhar lado a lado com o povo.
Ceará
Tentativa de chacina em Varjota: dono de bar é morto e quatro pessoas ficam feridas durante ataque armado

O que era pra ser um momento de alegria virou cenário de desespero. Na tarde do último domingo (18), o dono de um bar recém-inaugurado em Varjota, interior do Ceará, foi assassinado a tiros durante uma confraternização. Outros quatro convidados foram baleados e socorridos ao hospital da cidade.
Segundo testemunhas, dois homens chegaram de moto e abriram fogo contra quem estava no local. O alvo principal parecia ser Givanildo Carlos do Nascimento, de 43 anos, proprietário do bar. Ele
morreu antes mesmo de receber atendimento médico.
Minutos antes do crime, a polícia havia sido deslocada para atender uma falsa ocorrência de assalto na zona rural. A suspeita é que os criminosos tenham criado essa distração de propósito — para garantir que a região do bar estivesse livre da presença policial no momento do ataque.
A Perícia Forense e a Polícia Civil estão investigando o caso, que é tratado como tentativa de chacina. A motivação ainda não foi revelada.