Brasil
Idoso de 82 anos desaparece ao sair andando de casa de repouso na Grande SP
José Paulo de Moraes tem alzheimer e está desaparecido desde terça (16). Câmera de segurança registrou o momento em que o idoso sai da clínica a pé em Ibiúna.

Um idoso de 82 anos está desaparecido desde terça-feira (16), quando saiu da Casa de Repouso Grande Harmonia Seicho-no-iê, na Estrada Vicinal, em Ibiúna, Grande São Paulo.
Segundo a família, José Paulo de Moraes tem alzheimer e gosta muito de andar. Os filhos acreditam que ele tenha se afastado para outras cidades da região.
A Casa de Repouso registrou boletim de ocorrência pelo desaparecimento e a polícia faz buscas. A família também diz que vai registrar outro boletim para apurar possível negligência da casa.
Uma câmera de segurança da Casa registrou o momento em que o idoso sai pelo mato, ao lado de uma guarita, quando um carro entra pelo portão da clínica, às 15h21 do dia 16
Brasil
“No Ar com Márcio Aurélio e Roberto Barros” traz informação e análise para os cearenses

Brasil
Gestores municipais se reúnem em Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas em Brasília

A partir desta terça-feira (11), prefeitos eleitos para o mandato 2025-2028 participam do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. O evento, promovido pelo governo federal e que segue até quinta-feira (13), visa fortalecer a relação entre municípios e órgãos governamentais, facilitando o acesso a informações e recursos essenciais para as novas gestões. A abertura contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros.
Com mais de 170 atividades programadas, o encontro abordará temas como programas federais, financiamento municipal, segurança pública, desenvolvimento regional e desafios climáticos. A transição administrativa também será discutida como etapa crucial para garantir a continuidade das políticas públicas. O Ministério do Planejamento e Orçamento espera reunir mais de 20 mil participantes. O evento é organizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, com apoio da ABM, CNM e FNP. As inscrições devem ser feitas no site da SRI.
Acompanhe mais notícias da Rádio Clube através do Instagram ou do Portal 85+.
Brasil
Apenas 21% do público-alvo se vacinou contra a gripe no Brasil
Meta do Ministério da Saúde é imunizar 75 milhões de brasileiros. Campanha foi antecipada por conta do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.

Quase um mês após o início da vacinação contra a gripe no Brasil, apenas 21% do público-alvo recebeu o imunizante. De acordo com dados do Ministério da Saúde, pouco mais de 14 milhões de pessoas foram vacinadas. A meta é imunizar 75 milhões de brasileiros.
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal, são os estados com as menores porcentagens da população vacinada. Nesses locais, a cobertura vacinal não passa de 17%.
📅 Por conta do aumento da circulação de vírus respiratórios no país, o ministério antecipou a campanha anual, que normalmente ocorre entre os meses de abril e maio.
Oficialmente, a imunização nacional começou no dia 25 de março, mas em alguns locais a vacinação se iniciou ainda mais cedo, conforme a chegada de doses – medida que foi orientada pelo próprio Ministério da Saúde.
💉O público-alvo elegível para tomar a vacina da gripe pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é formado por:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
- Trabalhadores da Saúde;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
A vacina também pode ser encontrada em clínicas particulares para quem quiser se imunizar e não estiver no público prioritário.
Mutirão pelo Brasil
Para incentivar a vacinação, diversas cidades fizeram um mutirão neste sábado (20) para imunizar a população.
Em Belo Horizonte, prefeitura realizou uma parceira com uma rede de drogarias. A vacina contra a gripe está disponível em parques e praças em várias regiões da capital mineira durante todo o fim de semana.
Já na capital baiana, este é o segundo sábado seguido com postos abertos para a vacinação. Mais de 40 unidades de saúde na cidade devem imunizar a população até as 16h00. Salvador vacinou cerca de 10% do público-alvo.
As ações para vacinação contra a gripe também aconteceram no Ceará e em todo o estado do Mato Grosso, com postos abertos até 16h30.