Politica
Dificuldades do governo com Congresso estão superadas, diz Padilha
Sobre possível encontro com Arthur Lira, ministro diz que seu gabinete ‘está aberto’; Padilha está em São Paulo, onde visitou espaço que receberá unidades do Minha Casa, Minha Vida.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, negou que exista uma crise entre governo e Congresso e afirmou que dificuldades entre os Poderes estão superadas. Ele está em São Paulo e visitou, no início da tarde deste sábado (20), um espaço que receberá as futuras instalações do Programa Minha Casa, Minha Vida Entidades.
“Não tem crise. Qualquer dificuldade de relação, diálogo, está absolutamente superada”, afirmou. “Vamos repetir neste ano o sucesso da dupla governo federal e Congresso Nacional, que trouxe tantos ganhos para o país.”
O presidente da Câmara, Arthur Lira, tem reclamado da articulação política do governo e chamou Padilha de “incompetente” e “desafeto pessoal”.
As rusgas entre o governo e o Congresso e a preocupação com o avanço das pautas-bomba levaram Lula a se reunir ontem com ministros e líderes no Congresso e deve de reunir na próxima semana com Lira e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, como antecipou o blog da Julia Duailibi.
Questionado sobre a possibilidade de se reunir com Arthur Lira, disse que “seu gabinete está aberto”.
“Meu gabinete está aberto, minha disposição, aberta, meu celular funciona 24 horas por dia”, afirmou. “Estou sempre à disposição de qualquer diálogo, conversa, seja com líderes da base ou da oposição.”
Sobre a reunião de emergência desta sexta entre Lula, ministros e líderes no Congresso, disse que se tratou de um “almoço de rotina” e que trataram do calendário de votações de abril e maio.
Ceará
Em busca de melhorias para Icapui Deputado Zé Airton vai a SOP

O deputado federal José Airton (PT-CE) se reuniu com o superintendente de Obras Públicas do Ceará, Valdeci Rebouças, para discutir o andamento de importantes obras viárias na região. A recuperação da CE-261, que liga Manimbu a Icapuí, foi um dos principais temas da audiência, destacando-se como uma obra essencial para melhorar a trafegabilidade e a segurança dos motoristas.
Também esteve em pauta o projeto do Entorno, voltado para reduzir o congestionamento na entrada da Serra do Mar e facilitar o acesso à Serra de Mutamba e à Serra de Icapuí. Além disso, foi debatida a requalificação da CE-263, que conecta Icapuí a Cacimba Funda, na BR-304, um trecho estratégico para o escoamento da produção local e a mobilidade da população.
José Airton ressaltou que essas intervenções são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento regional, garantindo melhores condições de transporte, fortalecendo a economia local e proporcionando mais segurança para quem circula pelas rodovias do Ceará.
Ceará
Deputado José Airton se reúne com representantes classistas

O deputado José Airton recebeu, em seu gabinete em Fortaleza, representantes da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CBPA), entre eles o presidente Abraão Lincoln e Raimundo Ribeiro, da Federação dos Pescadores e Aquicultores do Ceará (FCPA). Também participou do encontro uma equipe da TV Futuro. Durante a reunião, foram debatidos projetos estratégicos para fortalecer o setor pesqueiro.
Entre os temas em pauta, destacou-se o PRC 17/23, que propõe a criação da Comissão Permanente de Pesca e Aquicultura, medida considerada essencial para aprimorar as políticas públicas da área. Também foi discutido o Projeto de Lei 6114/19, que destina 1% dos royalties dos leilões dos excedentes dos poços de petróleo para investimentos na pesca e aquicultura. Outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento e à sustentabilidade do setor também estiveram na agenda.
Ao final, José Airton agradeceu o presidente da CBPA, Abraão Lincoln, e os demais envolvidos pelo compromisso com a causa. “Acredito que, juntos, podemos construir um futuro melhor para os pescadores e suas famílias”, afirmou.
Ceará
Luizianne homenageia com Requerimento de Congratulações os 100 anos da lutadora da causa camponesa Elizabeth Teixeira

A deputada federal Luizianne Lins (PT) apresentou Requerimento de Congratulações (439/2025) em homenagem ao aniversário de 100 anos de Elizabeth Teixeira, militante histórica das lutas camponesas e contra a ditadura civil-militar no Brasil. Na atualidade, em que o filme Ainda estou aqui e sua protagonista Eunice Paiva, que luta contra a ditadura militar, ganham destaque nacional e internacional, homenagear Elizabeth é uma importante iniciativa para reafirmamos #DitaduraNuncaMais! Assim como Eunice, que denunciou incessantemente a prisão e desaparecimento do seu companheiro, Rubens Paiva, pela ditadura militar, Elizabeth também teve seu companheiro, João Pedro Teixeira, desaparecido nos porões da ditadura no Brasil.
Sob sua liderança, a participação feminina nas Ligas Camponesas cresceu significativamente, dobrando o número de associados. No entanto, com o golpe civil-militar de 1964, ela passou a ser perseguida e precisou viver na clandestinidade por 17, anos na cidade de São Rafael, Rio Grande do Norte. Para sobreviver, mudou de identidade e se dedicou à alfabetização de crianças, mantendo vivo o espírito de sua luta.
Em 1981, com o auxílio de seus filhos, Elizabeth foi reencontrada pelo cineasta Eduardo Coutinho, que retratou sua trajetória no documentário Cabra Marcado para Morrer. A partir daí, retomou sua participação ativa nos debates sobre os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, consolidando-se como um dos maiores símbolos da resistência camponesa no Brasil
“Reafirmo meus votos de congratulações a essa grande mulher, que dedicou sua vida à luta pela justiça social, pela reforma agrária e pela dignidade da classe trabalhadora rural. Destaco também sua luta contra a ditadura civil-militar no Brasil. Elizabeth Teixeira presente!”, afirma Luizianne.