Ceará
Roubos no Ceará tem redução de 27,1% em janeiro de 2025 comparado a 2024

Em janeiro de 2025, as Forças de Segurança do Estado do Ceará registraram uma redução de 27,1% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) em comparação com o mesmo mês de 2024. A diminuição foi observada em Fortaleza e em todas as regiões do estado.
Os dados, compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), indicam que houve 877 roubos a menos em janeiro deste ano, com um total de 2.355 ocorrências, contra 3.232 registros no mesmo período do ano passado.
Redução em Fortaleza e RMF
Em janeiro de 2025, Fortaleza registrou uma redução de 30,4% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), com 1.569 ocorrências, o que representa 685 crimes a menos em comparação com o mesmo mês de 2024, quando foram registrados 2.254 casos. A redução também foi observada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que teve uma diminuição de 15,9% nos CVPs, com 427 crimes, contra 508 no ano anterior. Os dados, compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), mostram que janeiro de 2025 teve o melhor resultado em números absolutos de CVP desde o início da série histórica em 2015.
Redução nas Regiões Norte e Sul
No Interior Sul e no Interior Norte, as reduções foram de 23,7% e 23,5%, respectivamente. No comparativo entre os meses de janeiro de 2025 e 2024, a diminuição no registro de crimes ultrapassam os 50 casos em ambas as regiões. No sul do Estado, foram 164 casos em janeiro de 2025 contra 215 casos em janeiro de 2024; já na região Norte, foram 195 crimes registrados no mês passado, enquanto que no mesmo mês do ano anterior foram 255 ocorrências.
Redução nos crimes de Furto
Em janeiro de 2025, o Ceará registrou uma redução de 12,9% nos furtos, com 4.496 ocorrências, 663 crimes a menos em comparação com o mesmo mês de 2024, quando foram registrados 5.159 furtos. Em Fortaleza, a diminuição foi de 10,1%, com 2.857 casos em janeiro deste ano, contra 3.177 no ano passado. Na Região Metropolitana de Fortaleza, a redução foi de 18,9%, com 524 ocorrências, contra 646 no primeiro mês de 2024. A Região Sul do Estado teve a maior queda, de 25,1%, com 220 crimes a menos. O trabalho das Forças de Segurança, aliado aos investimentos do Governo do Ceará em programas de segurança, contribuiu para os resultados positivos.
Acompanhe mais notícias da Rádio Clube através do Instagram ou do Portal 85+.
Ceará
Crise na saúde em Fortaleza: faltam remédios, faltam profissionais — O prefeito promete medidas

Ceará
OAB Suspende Advogado Após Agressão a Colega em Frente à CAACE

A OAB-CE anunciou, nesta sexta-feira (11/4), a suspensão preventiva do advogado Osmar Lucena Neto, acusado de agredir o também advogado Frederico Ricardo Perez Silveira em Fortaleza, na quinta-feira (10). O incidente, registrado em vídeo, ocorreu em frente à Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), entidade vinculada à OAB-CE.
Nas imagens, a discussão entre os dois advogados escalou rapidamente para violência, com Osmar agredindo Frederico com um tapa no rosto e o derrubando no chão. A briga foi filmada por pessoas dentro da CAACE, e outros homens intervieram para separar os envolvidos.
Frederico afirmou que não conhecia o agressor e não compreendia a razão da agressão. Ele explicou que, após cumprimentar Osmar por educação, o agressor começou a xingá-lo, alegando que ele teria “atravessado” um processo e ameaçando-o fisicamente. “Nunca vi esse cidadão na vida, não tenho nenhum processo contra ele”, afirmou Frederico.
Osmar, por sua vez, alegou que a briga foi motivada por um processo perdido, no qual ele teria registrado um prejuízo de R$ 650 mil. Segundo ele, a agressão foi uma forma de intimidação, avisando aos advogados para “ficarem longe de seus processos”.
A OAB-CE, em nota, informou que abriu um procedimento interno para investigar a conduta dos advogados envolvidos, e destacou que a suspensão preventiva de Osmar foi aplicada com base no Estatuto da Advocacia. A medida impede o advogado de exercer a profissão em todo o território nacional, enquanto o procedimento disciplinar segue em sigilo, conforme previsto na legislação.
A rapidez e a firmeza com que a OAB-CE tomou a decisão neste caso merecem destaque, demonstrando o compromisso da Ordem em agir prontamente diante de situações que ameaçam a ética e a integridade da classe.
Ceará
Rádio Clube AM 1200 estreia “Conecta Ceará” com foco no cotidiano, cidadania e análise técnica dos fatos
