Ceará
Motorista de app diz ter sido preso por engano no lugar de assaltante de moto
Roniely dos Santos Brioso passou uma noite na prisão e foi posto em liberdade após audiência de custódia, mas ainda responde pelo crime de furto. Ele diz ser inocente.
O motorista de aplicativo Roniely dos Santos Brioso denuncia ter sido preso por engano no lugar de um homem filmado furtando uma moto no Bairro Meireles, em Fortaleza. Ele gravou um vídeo nas redes sociais contando sua versão e pedindo apoio.
O furto foi flagrado por câmeras de segurança na Avenida Beira Mar. No vídeo, uma dupla aparece levando duas motocicletas. O segundo suspeito também foi preso. Roniely conta que estava passando pela rua no momento da abordagem desse primeiro assaltante, mas acabou sendo levado pela polícia, que o confundiu – afirma ele.
A abordagem ocorreu no dia 15 de abril. Roniely disse que estava trabalhando no momento como motociclista de aplicativo. De acordo com ele, os policiais o abordaram afirmando que ele era o mesmo suspeito que aparece sentado em uma das motos no vídeo.
Ele foi levado à delegacia e passou uma noite na prisão. Roniely foi posto em liberdade após audiência de custódia e diz que agora tenta provar sua inocência:
“Eu estava trabalhando pelo aplicativo. Tinha deixado um passageiro próximo a uma farmácia na Beira Mar na esquina com a Rua Idelfonso Albano. Passei pela rua onde a polícia estava. Eles tinham prendido um rapaz e parei próximo porque senti que o pneu da minha moto estava seco. Desci da moto para olhar o pneu e quando fui para a moto de novo pediram para colocar aos mãos na cabeça e me revistaram”
Roniely disse que neste momento já estava se preparando para outra corrida e tentou explicar isso aos policiais.
“Só que eles não me deixaram explicar. Não pediram minha documentação nem a documentação da moto. Me algemaram e colocaram dentro da viatura”.
Na delegacia, ele relata também ter sido impedido de se defender. O motorista tentou explicar ao delegado que estava trabalhando e que a moto era dele, mas, segundo ele, o delegado “não deu crédito”. Um segundo suspeito, que aparece em pé no vídeo, também foi preso.
“Esse rapaz tinha sido preso poucos minutos antes de mim. No caso eu não conheço ele, ele foi acusado de roubo de motos também. Na hora que fui preso, esse rapaz disse que não me conhecia na hora da minha prisão, mas mesmo assim fui preso”.
A Secretaria da Segurança Pública do Ceará informou que foi acionada na segunda-feira (!5) após ocorrências de furtos de motocicletas serem visualizadas por câmeras de segurança. Na ocasião, um homem de 25 anos foi localizado com base nas informações recebidas pela Polícia Militar. Ele foi autuado em flagrante no 2º Distrito Policial, conforme entendimento da autoridade policial competente. O homem preso foi colocado à disposição do Poder Judiciário.
Em nota, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) disse que durante audiência de custódia realizada nessa terça-feira (16/04), o Juízo da 17ª Vara Criminal de Fortaleza (Vara de Audiências de Custódia) restituiu a liberdade de Roniely dos Santos Brioso com a aplicação da medida cautelar de comparecimento mensal na sede da Coordenadoria de Alternativas Penais pelo prazo de seis meses.