CONECTE-SE CONOSCO

Cultura

Morre Paulo Limaverde – Ícone da Rádio Clube 1200

Publicado

em

Nota de Falecimento – Paulo Limaverde Ícone da Rádio Clube 1200 e do rádio cearense

Faleceu nesta terça-feira (17), aos 85 anos, o jornalista e radialista Paulo Limaverde, internado no Hospital São Mateus, em Fortaleza. Ele veio a óbito em decorrência de pneumonia e complicações cardíacas.

O velório aconteceu 13h de hoje, na Funerária Ternura, no bairro Aldeota. A missa de corpo presente acontece foi 19h, e o corpo foi posteriormente cremado em cerimônia reservada à família.

Paulo Limaverde foi um dos grandes nomes da Rádio Clube 1200, onde construiu uma trajetória de décadas, marcada pelo talento, ironia refinada, domínio da palavra e grande popularidade. Ele foi um dos principais nomes das radiofonias dramáticas — as inesquecíveis rádio novelas —, que marcaram época e tocaram gerações de ouvintes cearenses. A comunicação estava em seu sangue: seu pai, José Limaverde, também foi referência na rádio, apresentando o histórico programa “Hora da Saudade”, imortalizado pelo bordão “Coisaaas que o tempo levou”. O irmão de Paulo, Narcélio Limaverde, foi igualmente um comunicador de peso.

Além da Rádio Clube, Paulo atuou na Rádio AM do O POVO (atual O POVO CBN), Rádio Verdes Mares (Verdinha AM), Ceará Rádio Clube, TV Globo, TV Ceará – Canal 2 (quando afiliada à Rede Tupi) e TV Rádio Clube de Teresina. No impresso, assinou colunas diárias nos jornais O Estado e O POVO.

Entre seus bordões mais marcantes está o irreverente e enérgico “Bota, Seu Paulo bota!”, que se tornou sua assinatura no rádio e símbolo de sua presença vibrante no ar.

Em 2008, Paulo se apresentava assim em seu blog pessoal:

> “Paulo Limaverde nasceu em Fortaleza no dia 16 de Dezembro, na Avenida do Imperador — portanto uma rua antes e um dia depois do Tasso Jereissati, já que ele nasceu no dia 15 e na Avenida Tristão Gonçalves. É jornalista profissional, acumulando as funções de radialista aposentado pelas desilusões. Atualmente pratica o jornalismo internacional e aproveita os espaços para escrever um livro que já está em fase de impressão e que se intitula ‘…de Mathias Beck a Tasso Jereissati’. É casado e pai de quatro filhos — dois homens e duas mulheres — todos já encaminhados e sem terem caído na vida de radialista e jornalista. É avô e adora praticar este esporte da velhice…”

Com sua voz firme, crítica afiada e presença marcante, Paulo Limaverde deixa um legado inesquecível para a comunicação cearense.

A Rádio Clube 1200 presta esta homenagem a quem foi, por tantos anos, uma de suas vozes mais autênticas e inesquecíveis.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ceará

Sana 2025 parte 2 começa neste final de semana no Centro de Eventos do Ceará

Publicado

em

Com expectativa de 100 mil visitantes na próxima edição, que ocorre dias 18, 19 e 20 de julho, o evento multitemático se consolida cada vez mais como hub de cultura geek e negócios com impacto social e completa 25 anos; a trajetória do Sana pode ser vista em documentário disponível no YouTube

O Sana chega aos seus 25 anos como o maior evento geek do Norte e Nordeste e um dos mais longevos do Brasil. Criado por 15 amigos em 2001, o festival nasceu como um encontro para fãs de animes, games e cultura japonesa. De lá para cá, se transformou em um fenômeno multitemático que reúne cosplayers, artistas, criadores de conteúdo, shows, campeonatos e experiências imersivas.

Hoje, o Sana se consolida como um verdadeiro hub de cultura geek e negócios com impacto social. Já foram mais de 1,5 milhão de visitantes ao longo dos anos e R$ 500 milhões movimentados na economia local – e não só isso: a cada edição, são gerados aproximadamente 2.900 empregos diretos e indiretos, dos quais metade são ocupados por mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+. Agora, a edição de julho de 2025 espera receber 100 mil visitantes, com público confirmado de 22 Estados brasileiros.

“Logo na nossa primeira edição, em 2001, conseguimos a participação de 250 pessoas. Na época, esse era considerado um número bem interessante, já que não contávamos com as redes sociais para divulgação. Com os anos e aprimoramento das edições, fomos conseguindo conquistar um público cada vez maior e, hoje, o Sana é considerado a maior feira multitemática de cultura pop e geek do Norte/Nordeste, com mais de 150 mil visitantes por ano”, explica Ricardo Busgaib, diretor e fundador do Sana.

Atrações de peso

Para esta segunda edição dos 25 anos do evento, além de grandes nomes nacionais dos mais diversos ramos, o destaque fica por conta das presenças internacionais no domingo (20/07): Tom Welling e Erica Durance, eternizados como Clark Kent e Lois Lane em Smallville, e Ayumi Miyazaki, artista conhecido por embalar fãs com os temas de Digimon. E para quem curte games – mais especificamente League of Legends -, a Riot Games confirmou estande exclusivo de seu carro-chefe nos três dias do Sana.

No sábado (19/07), o Sana 2025 Parte 2 contará com a presença dos dubladores de Demon Slayer — Daniel Figueira, Adrian Tatini e Dláigelles Silva —, além de dois dos maiores nomes da internet brasileira: Mateus Machado (@tettrem) e os shows de Diogo Defante e Lucas Inutilismo. Já no domingo (20/07), será a vez de Muca Muriçoca marcar presença no maior evento geek do Norte e Nordeste. Também haverá esculturas geek por Walterlan Veríssimo, salas temáticas, concursos de cosplayers e kpop, vila dos artistas e muito mais!

A Vila dos Artistas, espaço presente os 3 dias de evento, contará com mais de 70 ilustradores e quadrinistas autorais, dentre eles Daniel Cesart, Helô D’Ângelo e Wesley Mercês, criador de ‘As crônicas de Wesley’.

Sana como hub geek e social

Mais do que entreter, o evento atua como incubadora de projetos criativos e sociais: iniciativas como GeekAção, Sana e-Sports, Sana Esportes e Geek Patas promovem inclusão digital, prática esportiva, adoção de animais e acesso gratuito ao Sana de estudantes da rede pública e ONGs diversas. Só em 2024, o GeekAção levou 54 mil alunos e jovens ao evento, por meio de parcerias com prefeituras e o governo do Estado do Ceará.

“O GeekAção é, de fato, um projeto no qual o interesse dos alunos pela leitura, pela cultura e pelo descobrir de novas tecnologias se torna natural, estimula a pesquisa em sala de aula e coloca os elementos de interesse dos alunos diretamente em seu contato, com um alto nível de qualidade. Queremos que o Sana seja um lugar acolhedor, acessível e transformador. Acreditamos que é possível fomentar o mercado, apoiar empresas e, ao mesmo tempo, impulsionar causas sociais”, reforça Daniel Braga, também diretor do Sana.

Atualmente, 16 marcas nacionais e locais patrocinam o Sana, número que deve dobrar nos próximos anos. A expansão também é internacional: o evento mantém um departamento especializado em negociações com artistas e empresas no Japão, Europa e Estados Unidos, com pesquisa de tendências, material 3D e visitas presenciais a parceiros.

“Nosso objetivo é tornar o Sana cada vez mais internacional, sem perder nossa essência plural e acessível. Queremos estar presentes em novas capitais e criar o Hub Geek do Brasil, um polo de tecnologia, criatividade e impacto social”, destaca Igor Lucena, também diretor do evento.

Legado em vídeo

Para marcar os 25 anos de história, o Sana se tornou tema de um documentário que celebra sua trajetória, impacto cultural e social. Com o título “GeekAção Sana: Transformando Vidas”, o vídeo foi lançado em maio e resgata a trajetória do evento, indo dos primeiros passos à sua consolidação como um dos maiores do gênero no país.

A produção reúne imagens históricas e depoimentos de organizadores, artistas e fãs. Ao longo de pouco mais de 40 minutos, é possível testemunhar como o evento cresceu junto com sua comunidade, dando espaço a novas vozes, novos públicos e novos sonhos. O documentário está disponível no YouTube pelo canal oficial SanaTV.

Principais atrações do evento do evento

Sexta-feira, dia 18

Palco Art&Fest
14h30: Batalha de Rima – Black Heroes
17h20: Concurso SK-BATTLE
18h30: Concurso SANA FREE BATTLE

Palco Games
14h: Campeonato LOL
16h30: Palestra com desenvolvedores
17h: Campeonato de FreeFire
19h: Campeonato de PubG

Sábado, dia 19

Palco Art&Fest
11h: Concurso cosplay apresentação
14h10: Dubladores – Dláigelles Silva, Adrian Tatini e Daniel Figueira
15h: GeekAção
16h30: Diogo Defante
17h20: Tettrem – TET
18h20: Lucas Inutilismo
19h10: Premiação dos concursos cosplay apresentação e SK Solo

Palco Games
13h: Taco – pro player CS
14h: Campeonato de LOL: Wild Rift
18h: Final Consoles MK3
18h30: Campeonato de PubG

Palco Music
17h: Show Backdrop Falls
18h Show Selvagens à Procura de Lei
19h: Show Diogo Defante
21h: Show Lucas Inutilismo

Domingo, dia 20

Palco Art&Fest
11h10: Concurso SK-Cover
15h: Tom Welling e Erica Durance
16h20: Muca Muriçoca
17h30: Final do Concurso Cosplay ShowCase
19h10: Premiação dos concursos cosplay showcase e skcover

Palco Games
13h30: Painel com influenciadores locais
14h: Campeonato de Valorant
17h: LOL – Rei do Bronze – ARAM
18h30: Campeonato de PubG

Palco Music
16h: Banda Kame Rider
17h: Banda Zenkai
18h: Show Ayumi Miyazaki

Sobre o Sana

Criado em 2001, o Sana é considerado a maior feira multitemática de cultura pop e geek do Norte/Nordeste, com mais de 150 mil visitantes por ano. Criado por 15 amigos, é um evento com o que há de melhor do mundo geek: cosplayers, k-pop, animes, games, arenas, salas temáticas, dubladores, youtubers, atrações musicais, etc. O Sana é um evento que estimula a economia de Fortaleza – nos últimos 10 anos, com a realização de mais de 20 edições, movimentou mais de R$ 200 milhões na economia local. Para mais informações, acesse: https://portalsana.com.br

SERVIÇO:

Sana 2025 parte 2
Data: 18, 19 e 20 de julho
horários: sexta (18) – 12h às 20h; sábado e domingo – a partir das 10h
Atendimento à imprensa: Farol Comunicação – Débora (8598181-1811) e Ionara (8598844-0308).

Continue Lendo

Cultura

Rádio lidera ranking de credibilidade entre os brasileiros

Publicado

em

Em meio à avalanche de desinformação que circula diariamente nos meios digitais, o rádio segue firme como o veículo de comunicação mais confiável para os brasileiros. É o que aponta a pesquisa Credibilidade das Mídias, realizada pela agência de inteligência Ponto Map em parceria com a V-Tracker. Segundo o levantamento, 81% da população considera o rádio uma fonte confiável de informação.

Mesmo sendo superado em alcance por outras mídias, como a TV por assinatura e sites de notícias, o rádio lidera o ranking de credibilidade, com uma diferença de seis pontos em relação ao segundo colocado. A confiança nesse meio é resultado de uma relação histórica entre o rádio e a população brasileira.

Em entrevista ao 85+, a presidente da Associação Cearense de Rádio e Televisão (Acert), Cármen Lúcia, comentou sobre esse laço construído ao longo do tempo. “A primeira transmissão de rádio no Brasil aconteceu durante a comemoração dos 100 anos da independência. Desde então, o rádio passou a ser visto como uma ponte segura entre a informação e o povo”, afirmou.

Essa tradição se reflete também no consumo de produções em áudio. De acordo com o estudo Inside Rádio 2024, da Kantar IBOPE Media, 91% dos brasileiros escutam algum tipo de conteúdo em áudio — seja por AM, FM, streaming ou podcasts.

“O rádio tem uma característica única: ele faz parte da rotina das pessoas de forma próxima e acessível. Está no carro, no celular, no trabalho e em casa. Ele dialoga diretamente com o ouvinte e mantém o compromisso de informar, entreter e prestar serviço com responsabilidade”, reforçou Cármen durante a conversa.

Em um cenário cada vez mais marcado por excesso de informações e notícias falsas, o rádio se mantém como um porto seguro. A proximidade com o público e a facilidade de acesso fazem dele um elo essencial entre a informação e a sociedade.

Continue Lendo

Cultura

Fagner apresenta show “Eu Canto” em Fortaleza no dia 25 de julho

Publicado

em

Raimundo Fagner está de volta à sua terra natal para mais um reencontro com o público cearense. No dia 25 de julho, o cantor apresenta o show “Eu Canto”, no Iguatemi Hall, em Fortaleza. A apresentação promete um formato mais intimista, com canções que marcaram gerações e reforçam a identidade poética do artista, como “Canteiros”, “Borbulhas de Amor” e “Espumas ao Vento”.

Os ingressos estarão disponíveis a partir do dia 2 de julho, às 12h, no site ingresse.com e na bilheteria do próprio Iguatemi Hall. Os setores e valores ainda não foram divulgados, mas a expectativa é alta, considerando o histórico de casa cheia em shows anteriores de Fagner. Para os fãs, o conselho é garantir os ingressos o quanto antes — o cantor costuma atrair um público fiel, de diferentes gerações.

O show em Fortaleza faz parte da turnê comemorativa dos 50 anos de carreira do artista, que teve início em 2023 e se estende por diversas capitais brasileiras. No repertório, além dos sucessos consagrados, Fagner inclui músicas do disco mais recente, “Além Desse Futuro”, lançado com a proposta de atualizar sua sonoridade sem abrir mão da essência nordestina.

Em entrevista recente à revista NewMag, Fagner relembrou os desafios que enfrentou ao deixar de ser um artista “cult” para se tornar popular. “Levei porrada ao me tornar popular”, afirmou. Segundo ele, a decisão de dialogar com o grande público nunca significou abrir mão da qualidade artística — pelo contrário, foi uma forma de afirmar sua autonomia criativa dentro da indústria da música brasileira.

Aos 74 anos, Fagner continua atual. Na mesma entrevista, ele comentou sobre colaborações recentes com nomes como Xande de Pilares, Leo Russo e João Gomes, além de sua visão crítica sobre os impactos da inteligência artificial e a polarização política no país. Mesmo diante das transformações tecnológicas e sociais, o artista segue se reinventando, sem perder o vínculo com suas origens.

Fortaleza, portanto, não receberá apenas um show — mas um capítulo vivo da história da música popular brasileira. Com voz marcante e letras que atravessam o tempo, Fagner transforma cada apresentação em um ato de resistência cultural e celebração da memória afetiva do Nordeste. O Iguatemi Hall deve se transformar em um grande coral, onde cada espectador terá a chance de cantar junto com o artista que é símbolo do Ceará.

O evento também reafirma a relevância do artista no cenário atual. Em tempos de alta rotatividade musical e tendências passageiras, a permanência de Fagner no gosto do público mostra que certas vozes não se apagam com o tempo. No palco de Fortaleza, ele não só canta — ele afirma, mais uma vez, quem ele é.

Continue Lendo

Em Alta