Ceará
Justiça determina impugnação de pesquisa eleitoral irregular em Fortaleza
O Partido União Brasil entrou com uma ação judicial no Tribunal Regional Eleitoral – TRE, contra o Instituto Verita LTDA – EPP/ VERITA, que realizou uma pesquisa eleitoral em Fortaleza, sobre a corrida eleitoral para a prefeitura da Capital.
Na pesquisa, o Instituto avaliou o número de eleitores da Regional I como sendo 30 mil, no entanto, a Regional que abrange os bairros Álvaro Weyne, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Cristo Redentor, Floresta, Jacarecanga, Jardim Guanabara, Jardim Iracema, Pirambú e Vila Velha possuem, na verdade, uma população estimada em 344.510 mil habitantes.
Em nota o partido afirma que “há uma discrepância gigantesca, tendo em vista que, com o número real de habitantes, o instituto teria realizado apenas 15 entrevistas, logo, não é possível obter-se um resultado satisfatório que possa validar o estudo estatístico”.
Por tudo isso, a justiça eleitoral concedeu, então, a invalidação e proibição de divulgação da pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Verita.
Enquanto a Regional I, uma região de periferia recebe pouquíssimos questionários, a Regional II, com muitos bairros nobres, recebe uma grande quantidade, porque lá o número de eleitores é maior, o que poderia beneficiar algum candidato específico.