Destaque
O Papa se vai, a mudança fica

Francisco não precisou de pompa para fazer história. Primeiro latino-americano a ocupar o trono de Pedro, o argentino Jorge Mario Bergoglio quebrou tradições, enfrentou resistências e decidiu caminhar ao lado dos que mais sofrem. Morreu hoje (21) às 2:35 pelo horário de Brasília, aos 88 anos, depois de um longo período de internação.
Mas sua marca vai além do Vaticano. Foi o papa que falou de ecologia, acolhimento LGBTQIA+, empoderamento feminino e combate à pedofilia dentro da própria Igreja. Criou a “Praedicate Evangelium”, reformulando a estrutura do poder vaticano, e levou a escuta sinodal a outro nível: colocando o povo no centro do debate.
Foi também o pontífice que mais canonizou santos, reconhecendo mártires esquecidos e ampliando a representatividade de diferentes culturas e realidades dentro do catolicismo. Sua liderança não se apoiou em dogmas, mas em humanidade. Seus gestos – como lavar os pés de presidiários ou recusar morar nos aposentos papais – disseram mais do que discursos.
Destaque
Deputado José Airton participa de encontro internacional

Durante a II Conferência Internacional Antifascista, realizada em Moscou, o deputado federal José Airton (PT-CE) participou de uma reunião com uma importante liderança política da Rússia, ao lado de representantes brasileiros.
Estiveram presentes também Romênio Pereira, Secretário de Relações Internacionais do PT; Anita Prestes, neta de Luiz Carlos Prestes; e o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP). Na ocasião, a comitiva apresentou um panorama da atual conjuntura política brasileira e reforçou o convite para que a autoridade russa visite o Brasil em agosto, durante o Congresso Nacional do PT.
José Airton aproveitou o encontro para estender um convite especial: conhecer o estado do Ceará e experimentar a tradicional lagosta de Icapuí, no litoral cearense.
O momento faz parte de uma articulação internacional que busca fortalecer laços políticos e promover o diálogo em defesa da democracia.
Destaque
Compromisso com a saúde do povo cearense

Nesta quarta-feira (23), a deputada federal Luizianne Lins esteve reunida com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e com o reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida. O encontro teve como foco a construção de projetos e parcerias voltados à saúde da população do Ceará.
A conversa girou em torno do fortalecimento do SUS no estado, da ampliação de políticas públicas de saúde e do papel das universidades nesse processo — especialmente na formação de profissionais e no apoio à pesquisa.
A iniciativa mostra que, quando há articulação e compromisso, é possível avançar em soluções concretas para os desafios da saúde pública. O Ceará segue no centro do diálogo, com a expectativa de ações que tragam mais qualidade de vida para sua gente.
Brasil
Dia do livro infantil – especial por regiões: Norte

Do Norte do Brasil surge uma das vozes mais promissoras da literatura infantil: Airton Souza, de Marabá (PA), vencedor de um concurso internacional com o livro A chuvinha que não queria molhar ninguém, uma obra que convida à reconexão com aquilo que é essencial — a natureza. Em páginas carregadas de afeto, o autor constrói uma história em que a cumplicidade entre o ser humano e o meio ambiente não é apenas pano de fundo, mas personagem viva.
A narrativa apresenta uma chuvinha sensível ao ritmo das pessoas, que tenta não atrapalhar o dia de ninguém. Com delicadeza e imaginação, Airton transforma esse gesto em metáfora, revelando que a natureza não está fora, distante ou silenciada — ela pulsa em cada gesto simples, em cada sensação que atravessa a infância.
Ao escrever, o autor costura imagens que despertam a escuta, o cuidado e a presença — valores que, tantas vezes, a pressa da vida adulta apaga. Sua vitória é mais que um prêmio: é o reconhecimento da força poética que nasce nas margens do Brasil e alcança o mundo.
-
Brasil3 dias atrás
Dia do livro infantil – especial por regiões: Sudeste
-
Brasil3 dias atrás
Dia do livro infantil – especial por regiões: Nordeste
-
Brasil3 dias atrás
Dia do livro infantil – especial por regiões: Centro-oeste
-
Brasil3 dias atrás
Dia do livro infantil – especial por regiões: Norte
-
Destaque19 horas atrás
Compromisso com a saúde do povo cearense
-
Brasil3 dias atrás
Dia do livro infantil – especial por regiões: Sul
-
Destaque19 horas atrás
Deputado José Airton participa de encontro internacional