veja quem são os candidatos ao Senado no Ceará

0

O Ceará deve ter cinco candidatos ao Senado nas eleições 2022. Os postulantes que já registraram candidatura podem abrir mão ao longo da campanha, o que pode gerar mudanças no cenário eleitoral.

Os candidatos registrados na Justiça Eleitoral foram aprovados em convenções partidárias para concorrer ao cargo de senador, com mandato de oito anos no Congresso Nacional. São eles:

Amarílio Proença de Macêdo (PSDB)
Camilo Santana (PT);
Carlos Silva (PSTU);
Enfermeira Ana Paula
Kamila Cardoso (Podemos)

Conheça mais sobre os candidatos ao Senado

Kamila Cardoso

A candidata Kamila Cardoso foi oficializada em convenção realizada pelo partido na sexta-feira (5), em Fortaleza.

A chapa indicou a candidatura da advogada no lugar do Pastor Paixão (PTB), que teve candidatura oficializada pelo diretório petebista no Ceará em encontro estadual ocorrido no dia 9 de julho — antes do prazo indicado para realização das convenções.

Camilo Santana

Camilo é candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) e teve candidatura oficializada em convenção partidária ocorrida no dia 30 de julho, quando Elmano de Freitas foi confirmado como escolha do partido para disputa pelo Palácio da Abolição.

Contudo, o nome dele já era cotado para a disputa desde a renúncia à liderança do Executivo estadual, realizada antes do prazo para desincompatibilização eleitoral. Camilo é casado com Onélia Santana, com quem teve três filhos.

Carlos Silva

Carlos Silva foi escolhido pelo PSTU para concorrer ao Senado no mesmo evento partidário que definiu as escolhas para governador e vice-governador pela legenda. Carlos é natural de Iguatu (CE). Ele é casado e tem 42 anos. Ele tem como suplentes Antônio Ferreira Félix e Maria do Carmo Santiago Silva.

Em 2020, Carlos Silva se candidatou a prefeito de Iguatu, mas não foi eleito. A eleição para senador ocorre em uma chapa pura pelo PSTU, que não se coligou a nenhum outro partido.

Amarílio Proença de Macêdo

Amarílio é candidato pelo PSDB e terá o ex-secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, e o empresário Régis Medeiros, ambos tucanos, como 1º e 2º suplentes, respectivamente.

Uma decisão desta terça-feira (9) do TSE determinou a neutralidade do PSDB no Ceará. Se a chapa liderada por Roberto Cláudio não reverter a decisão, Amarílio Proença deixa de ser candidato a senador na aliança do PDT.

Enfermeira Ana Paula

Ana Paula Brandão da Silva Farias é graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Unifametro, possuindo especialização em Gestão Hospitalar.

Acumula experiências na gestão de Unidades Básicas de Saúde e já atuou como presidente da Associação dos Enfermeiros do Ceará (ASSEC). Foi a primeira enfermeira eleita para o cargo de vereadora na capital cearense, onde exerce a vice-presidência da Câmara Municipal de Fortaleza.

Ana Paula Brandão também é presidente licenciada do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará e coordenadora de pós-graduações da Faculdade IDE.

Fonte: G1 Ceará

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui