Vaidon, com Frente Mista, prioriza Primeira Infância no Plano Plurianual 2020-2023

0
Deputado Vaidon Oliveira prioriza, e também, propõe mais investimentos para a primeira infância

“Acreditamos que do ponto de vista orçamentário é necessário formalizar esse pedido para garantir os investimentos para a primeira infância. Não há um programa específico que reúna as ações direcionadas a esse grupo”, afirma o deputado federal e membro da Frente Mista Vaidon Oliveira.

O deputado federal Vaidon Oliveira (CE) protocolou o Requerimento de Indicação juntamente com os membros da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância direcionado a Casa Civil sugerindo como agenda prioritária a Primeira Infância na proposta do Plano Plurianual 2020-2023.

“Acreditamos que do ponto de vista orçamentário é necessário formalizar esse pedido para garantir os investimentos para a primeira infância. Não há um programa específico que reúna as ações direcionadas a esse grupo”, afirma o deputado.

Segundo o texto, há comprovações científicas de que o desenvolvimento do cérebro humano é mais acelerado nos primeiros anos de vida, caracterizando-os como um período crucial para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais, que criam maiores oportunidades para aprendizagens complexas e uma trajetória escolar bem-sucedida.

“A falta de cuidados adequados ou mesmo de atenção para alguns aspectos do desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na primeira infância contribui para o aumento de doenças crônicas, atrasa o desenvolvimento das capacidades e assegura as bases para que as desigualdades sejam perpetuadas em nosso País”, explica o deputado.

Os parlamentares solicitaram no requerimento também que seja estabelecido um programa intersetorial reunindo linhas de atuação com maior impacto para dar visibilidade, perseguir melhor desempenho estratégico e possibilitar o monitoramento de indicadores e o volume de gastos públicos federais destinados à primeira infância.

Redação PROS na Câmara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui