Turismo: conheça a Rota Verde do Café, no Maciço de Baturité

0
Visita na origem da plantação de café. Potencial turístico que pode ser bem mais aproveitado

O Site da Rádio Clube 1200, cumprindo sua missão, aborda nessa matéria sobre o potencial do turismo no sertão cearense que deveria ser mais aproveitado. Grande parte do visitante de outros estados e da terrinha optam pela beleza de nosso litoral. A minoria tem informação do encanto do interior. Seja de Quixadá ou das serras do Ceará. São paraísos ecológicos a serem desbravados. Quase desconhecidos

Quer um exemplo. O Maciço de Baturité no Ceará é uma região que abriga uma área de proteção ambiental, abrangendo 32.690 hectares. Um verdadeiro cinturão verde que encobre a serra de Baturité, de uma fauna e flora exuberantes, pauta para pesquisadores e amantes da natureza. Nesse local mora o nobre Café de Sombra, que há décadas contribui para preservação ambiental da Serra.

Desde 2013, o desenvolvimento sustentável da Região do Maciço de Baturité faz a fluência empreendedora desse território no Turismo, Agronegócio e Economia Criativa. A Rota Verde do Café surge como uma chave-mestra capaz de abrir caminhos para o desenvolvimento territorial sustentável. Ainda pouco aproveitado.

Nos caminhos da Rota Verde do Café, por toda paisagem da serra, encontramos o Café Sombreado. Cultivado, literalmente, à sombra da mata e protegido do Sol. O solo permaneça rico em nutrientes, adubado com a própria palha do café e umedecido pelas folhas das árvores, principalmente das ingazeiras. Esse tipo de cultivo torna os cafezais produtivos e livres de produtos químicos.

Eis o café puro, 100% arábica. Colhido pelo pequeno agricultor de forma tradicional e artesanal dentro de um sistema sustentável. É capaz de gerar, ao mesmo tempo, preservação ambiental, emprego e renda. É uma forma de manter às tradições e o patrimônio cultural.

A Rota do Café, além de estimular e preservar esse tipo de produto, oferece outra fonte de renda para essas comunidades do interior. Há um roteiro elaborado para os visitantes. Os principais pontos turísticos são Museu Ferroviário de Baturité, Mosteiro dos Jesuítas, Sítio São Roque, Sítio Águas Finas, Fazenda Floresta, Sítio São Luis, Santa Demolição, Vale da Biodiversidade e Nosso Sítio, dentre outros.

Fonte: Sebrae/Foto: (Divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui