Sinal vermelho: empresa paulista apela e faz cobrança indevida

2

Todo cuidado é pouco. Este antigo adágio popular deve ser posto em prática hoje. Agora, quando você receber algum tipo de consulta da Publistel Comunicação, localizada na Rua Francisco Luz, 140, Ap. 04, bairro Butantã, São Paulo, (SP). No site Reclame Aqui, até agora, é possível ver mais de 50 reclamações contra essa empresa. O suposto golpe desse empreendimento já vem navegando nas ondas digitais, antes de 2018.

A armação funciona assim. A empresa (vítima) recebe uma ligação da empresa Publistel Comunicação solicitando a confirmação de dados básicos. Telefone, endereço, nome fantasia e fone de contato, por conta de uma atualização para uma lista telefônica online. O serviço, segundo a dita empresa, seria gratuito e já inclusa na fatura da operadora. Em seguida é enviado, por e-mail, um documento para assinar e confirmar os dados.

Bem que tentaram aplicar com a diretoria da Rádio Clube 1200, d’A Pioneira. A tentativa fracassada, apontada pelo diretor dessa empresa, Marcio Aurélio. Foi a funcionária Elainne Sousa quem recebeu informações da Publistel Comunicação via e.mail oferecendo serviços. Prontamente, a sugestão dessa empresa foi rejeitada pela direção da Rádio Clube 1200.

Fica configurado um possível golpe. O documento enviado por e-mail é um contrato onde não específica a natureza do serviço a ser prestado pela Publistel Comunicação. Ao mesmo tempo, há uma cobrança de 12 parcelas de R$ 596,00 via boletos e o pagamento do primeiro em 24 horas, no rodapé espaço para carimbo com CNPJ e assinatura. 

Outro exemplo do truque aplicado, com a Simpatia FM de Campos Novos, Santa Catarina. O e-mail foi recebido pela gerente da emissora, Kely Moreira Niles. Ela estranhou por se tratar de um contrato, em seguida recebeu uma nova ligação pedindo para que o documento fosse assinado. Kely disse que não assinaria sem ler e que após passar para o jurídico entraria em contato, momento o qual a atendente alterou-se insistindo na assinatura por parte de Kely e o envio para ela, em nova negativa a ligação foi encerrada. 

Fica o alerta para que nunca assine nada sem ler, independentemente das circunstâncias. Jamais passe dados importantes por telefone e/ou para pessoas desconhecidas. Os empresários acreditam que se trata de crime de estelionato, tipificado pelo art. 171 do Código Penal Brasileiro.

Segue lista de algumas empresas/localidades que denunciaram Publistel. com: Guarapari (ES) em 13/03/18, Simpatiafm – Campos Novos SC, São Sebastião do Paraíso (MG) em 18/03/19, Guarapari (ES), Pimenta Bueno (RO) em 08/11/18 e Rádio Clube 1200 em 15/01/2021 – Fortaleza – Ceará.

OBS: Até a postagem dessa matéria não conseguimos contato com responsáveis pela empresa citada.

Fonte: ReclameAqui/Site da Rádio Clube 1200/Arilo Araujo/Foto: (Reprodução)

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, nós do Sinspcam( Sindicato dos Servidores Públicos de Camocim), tammbem estamos sendo cobrado por esta dita empresa Publistel Cominicções, que usou o mesmo golpe , dizendo que era para um acadatro de uma lista telefonica, no entanto esta nos cobrando 12 parcelas de 595 reais. Isto é um absurdo.

  2. Sou de Joinville SC. E hoje também recebi uma ligação dizendo que formalizei um contrato online e estou devendo desde 05/04/21. Estranhei porq não recebi nada por e-mail. Nem whatsapp que comprovasse esse contrato. Enfim, a atendente dizia que nossa empresa estava sendo protestada por inadimplência e que se eu pagasse hoje o valor de 1503,00 ela tiraria meu nome do protesto. Pedi que me enviasse o boleto pra pagar. Ela foi rude comigo e disse que o boleto havia sido enviado pelo correio. Mas que provavelmente havia se perdido. Segundo ela a única coisa que comprova meu contrato é uma ligação telefônica que só iria receber depois de 3 dias úteis efetuado o pagamento. Resolvi não pagar e estou a espera desse protesto chegar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui