SENAI CE forma 1ª turma do Brasil em Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos

0
Senai Ceará é pioneiro, no País, em comissionamento de sistemas fotovoltaicos

O SENAI Barra do Ceará formou, em setembro, a primeira turma do curso de Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos. O curso que consta no novo Itinerário Nacional de Energias Renováveis, publicado em 2018, tem o SENAI Ceará como primeira regional do Brasil a ofertar a capacitação.

A formação é voltada para técnicos e engenheiros que atuam no mercado de geração solar fotovoltaica, com objetivo de capacitar nos procedimentos para realização de ensaios de comissionamento em sistemas fotovoltaicos, conforme a norma NBR 16274:2014. A capacitação tem carga horária de 40 horas.

Com toda a estrutura de treinamento em energia fotovoltaica instalada no SENAI Barra do Ceará, os alunos, no decorrer do curso, tem contato com equipamentos específicos de comissionamento solar, como Traçador de Curva IV e Câmera Termográfica, podendo participar de comissionamento de sistemas reais.

O curso aborda procedimentos, testes e ensaios voltados para assegurar que dispositivos e componentes de uma instalação fotovoltaica estejam projetados e instalados dentro dos padrões de qualidade e segurança. Ao final do curso, os alunos estarão aptos para possíveis falhas e defeitos na montagem e nas instalações dos equipamentos.

O aluno Esdras Miranda de Araújo considera o curso importante, nesse momento de crescimento da energia fotovoltaica no Ceará. “Apesar do eletricista, do engenheiro, do projetista seguir a NBR 5410, que é a norma que trata de instalações elétricas, é importante que seja seguida a NBR 16274, que trata do comissionamento de sistemas fotovoltaicos. Os alunos estão certificados que realizarão um bom serviço. Todos os ensaios e estágios previstos na norma para que se tenha garantias para o instalador e para o cliente”, sentencia.

O conteúdo do curso é destacado pelo aluno Francisco Teixeira Colares. “O curso é muito importante para nossa atividade. Aqui vemos todos os parâmetros normativos que há na ABNT do que é exigido do instalador, o tipo de material adequado, o tipo de versor, a garantia dos painéis”.

O curso foi elogiado pelo presidente do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia), Benildo Aguiar, por sua efetividade no conteúdo e resultados para os alunos.

Fonte: Blog Senai (Foto: Blog DN)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui