O prefeito Francisco Clidenor (Cidadania), de Lago Verde, no interior do Maranhão, mostra coragem e faz o que seus conterrâneos sonhavam. Inconformado com a alta dos preços, baixou decreto e fixou os valores para venda da carne nos açougues da cidade. Agora, nesse município a carne custa R$ 12,00 o quilo com osso e R$ 15,00 sem osso. A população agradece.
Essa tomada de decisão, segundo o secretário de Fazenda do Município, Geyson Aragão, é “questão cultural” ter apenas dois preços para a carne nos oito açougues da cidade. Agindo dessa forma, apesar de interferir no mercado, beneficia principalmente as famílias mais pobres do município. As informações são da reportagem do jornal O Estado de S.Paulo.
Geyson diz, também, que o preço (o mesmo cobrado em todos os açougues) sempre foi decidido em reuniões, nunca por decreto. Nesses encontros, haviam participação dos pecuaristas, donos de açougue e poder municipal. Mesmo acatando as normas administrativas, afirma ter estranhado a decisão do prefeito de Lago Verde.
De acordo com secretário, o aumento do preço da carne na cidade não está ligado à alta que ocorre no País, já que Lago Verde tem grandes fazendas de gado em seu entorno. “Conversei com os donos de açougue, e não está tendo boi. Os criadores não vendem a carne. E quando vendem, é com um preço alto. Por isso os açougueiros não conseguem baixar o preço”, tenta justificar Geyson ao Estadão.
Fonte: Forum/O Estado de S.Paulo/Foto: (Divulgação)