Piso de concreto: mais uma novidade em paradas de ônibus da capital

0
Em breve, todas paradas de ônibus de quatro avenidas da cidade terão piso de concreto. Entre elas, Desembargador Moreira

Em Fortaleza, as avenidas Fernandes Távora, José Bastos, Dom Luís e Desembargador Moreira receberão, em breve, terão piso em concreto nas paradas de ônibus. Essas obras, de requalificação viária, serão executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf). Novo pavimento objetiva minimizar o impacto durante as frenagens e arrancadas dos veículos pesados. O asfalto comum não suportar essa carga.

Conforme informações da Seinf, o modelo é semelhante ao implantado na nova Avenida Aguanambi, que recebeu o piso de concreto ao longo de toda a faixa exclusiva para ônibus. Os terminais de ônibus do Antônio Bezerra e Messejana recém-reformados, também, possuem piso em concreto em todas as plataformas e pista.

A secretária da Seinf, Manuela Nogueira, avisa que há uma diferença importante entre a colocação do concreto em rodovias de maior fluxo e vias urbanas. Por elas passam as redes de água, esgoto e drenagem subterrâneas. “Fica complicado implantar um piso 100% rígido porque geraria um conflito com a manutenção dessas estruturas enterradas”, sentencia.

Segundo Manuela Nogueira, no meio urbano se utiliza mais o piso asfáltico, ainda que exija manutenção mais constante. O concreto, por outro lado, tem vida útil de 15 a 20 anos, dependendo da utilização dele. “Se tiver muito caminhão pesado, a durabilidade vai ser menor. Se for vicinal, mais de carros mesmo, a manutenção é estendida”, explica.

No momento, em Fortalerza, só existe uma via completamente pavimentada com piso de concreto: a Avenida Dioguinho, na Praia do Futuro. É, também, a única rota de passagem e escoamento de caminhões que chegam e saem do Porto do Mucuripe. Por esse motivo, Manuela Nogueira diz que essa via tem que ser reforçada.

O interior dos túneis das avenidas Engenheiro Santana Júnior, Padre Antônio Tomás, Via Expressa (longitudinal) e Santos Dumont são outros equipamentos com esse material. Está prevista, também, a implantação de piso em concreto, em parte da pista, do túnel da Avenida Alberto Sá, no Papicu. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui