Pesquisa Poder Data traz Lula com 43% e Bolsonaro com 37%

0

Pesquisa do PoderData, divulgada nesta quarta-feira (20), mostrou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 43% das intenções de voto para o primeiro turno das eleições presidenciais. O presidente Jair Bolsonaro, pré-candidato à reeleição pelo PL, estava com 37%. Bolsonaro variou um ponto percentual para cima em relação ao levantamento divulgado em 6 de julho, dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais. Lula oscilou um ponto percentual para baixo. A diferença entre é de seis pontos percentuais.

Os demais pré-candidatos estão abaixo dos dois dígitos. Veja os resultados abaixo, bem como a variação em relação à pesquisa da quinzena anterior:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 43% (-1 p.p)
Jair Bolsonaro (PL) – 37% (+1 p.p)
Ciro Gomes (PDT) – 5% (+1 p.p)
Simone Tebet (MDB) – 3%
André Janones (Avante) – 2% (-1 p.p)
Pablo Marçal (Pros) – 1%
Eymael (DC) – 0%
Leonardo Péricles (UP) – 0%
Luciano Bivar (União Brasil) – 0%
Felipe D’Ávila (Novo) – 0%
Sofia Manzano (PCB) – 0%
Vera Lúcia (PSTU) – 0%
Brancos e Nulos – 4%
Não sabem – 4%

De acordo com o PoderData, a pesquisa estava sendo realizada na segunda-feira (18), dia em que Bolsonaro foi alvo de críticas de autoridades por ter questionado o funcionamento das urnas eletrônicas. Na avaliação do instituto, o impacto deste evento na pesquisa “parece ter sido quase nulo”.

Esse também foi o primeiro levantamento feito após a aprovação da PEC dos Benefícios, que aumentou o pagamento do Auxílio Brasil, do vale-gás e criou um auxílio de R$ 1.000 para caminhoneiros autônomos, além de um benefício para taxistas cujo valor ainda não foi definido. Essas medidas tem caráter temporário e ficarão em vigor de agosto até 31 de dezembro de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui