Tanto a Secretária Estadual de Saúde, como a Secretária Municipal de Saúde de Fortaleza trazem essa notícia de que o fim da 3° onda de Covid está próximo, e seguindo a tendência de outros países que passaram por isso, fica cada vez mais próximo o fim de algumas medidas que marcaram esses mais de 2 anos de pandemia.
A pandemia da Covid-19 iniciou, na última semana, uma nova estabilidade de curva em Fortaleza, segundo o boletim divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nessa segunda-feira (21). A média de ocorrências provocadas pela doença está em queda desde o fim de janeiro.
A terceira onda da pandemia em Fortaleza “pode estar próxima do fim”, afirma a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no boletim epidemiológico divulgado na noite desta segunda-feira (21). Conforme a pasta, há indicativos que sugerem uma “forte tendência de redução da transmissão” do coronavírus.
Retorno ao nível de atendimentos de antes da 3ª onda
Conforme o documento, os registros atuais de atendimentos para a doença retornaram ao nível observado antes da terceira onda. Segundo a secretaria, os índices das últimas semanas epidemiológicas são fortes evidências de que há uma tendência de redução da transmissão da doença no município.
Redução de 80% da média móvel de mortes
A média móvel de óbitos causados pela Covid-19 apresentou uma redução preliminar de 80%. Conforme o boletim, entre 14 e 20 de fevereiro a média móvel estimada foi de 2,7, valor que é, preliminarmente, menor do que o registrado há duas semanas.
No entanto, a tendência atual é de declínio do número de óbitos a cada 24 horas.
De acordo com a Fiocruz, o índice de ocupação dos leitos de UTI públicos para pacientes com a enfermidade saiu de 73% para 59% em uma semana. A fundação observou que as taxas caíram pelo menos cinco pontos percentuais em 15 estados, demonstrando uma tendência de finalização da onda epidêmica.