Pandemia de Covid-19: Com redução de 90% dos casos, 3° onda está próxima do fim no Ceará

0

Tanto a Secretária Estadual de Saúde, como a Secretária Municipal de Saúde de Fortaleza trazem essa notícia de que o fim da 3° onda de Covid está próximo, e seguindo a tendência de outros países que passaram por isso, fica cada vez mais próximo o fim de algumas medidas que marcaram esses mais de 2 anos de pandemia.

A pandemia da Covid-19 iniciou, na última semana, uma nova estabilidade de curva em Fortaleza, segundo o boletim divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nessa segunda-feira (21). A média de ocorrências provocadas pela doença está em queda desde o fim de janeiro.

A terceira onda da pandemia em Fortaleza “pode estar próxima do fim”, afirma a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no boletim epidemiológico divulgado na noite desta segunda-feira (21). Conforme a pasta, há indicativos que sugerem uma “forte tendência de redução da transmissão” do coronavírus.

Retorno ao nível de atendimentos de antes da 3ª onda

Conforme o documento, os registros atuais de atendimentos para a doença retornaram ao nível observado antes da terceira onda. Segundo a secretaria, os índices das últimas semanas epidemiológicas são fortes evidências de que há uma tendência de redução da transmissão da doença no município.

Redução de 80% da média móvel de mortes

A média móvel de óbitos causados pela Covid-19 apresentou uma redução preliminar de 80%. Conforme o boletim, entre 14 e 20 de fevereiro a média móvel estimada foi de 2,7, valor que é, preliminarmente, menor do que o registrado há duas semanas.

No entanto, a tendência atual é de declínio do número de óbitos a cada 24 horas.

De acordo com a Fiocruz, o índice de ocupação dos leitos de UTI públicos para pacientes com a enfermidade saiu de 73% para 59% em uma semana. A fundação observou que as taxas caíram pelo menos cinco pontos percentuais em 15 estados, demonstrando uma tendência de finalização da onda epidêmica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui