Operação de Moro reduz homicídios e roubos pela metade, em 5 cidades

0
Operação de Moro, de acordo com informações do seu ministério, reduz homicídios e roubos pela metade em cinco cidades

As cinco cidades que recebem ações do programa “Em Frente, Brasil” registraram queda de 53% nos homicídios em setembro, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Desde 30 de agosto, forças de segurança federal, estaduais e municipais atuam em conjunto em Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR).

A cidade de Maracanaú, da Grande Fortaleza, bem que poderia estar relacionada entre esses municípios beneficiados. De acordo com informações dessa cidade, o povo sofre com a criminalidade constante, devido às disputas políticas, e que em nada contribuem para o bem de todos. A Operação de Moro, conforme a Revista Veja, no primeiro mês do “Em Frente Brasil, foram realizadas 92.000 abordagens, além de 544 prisões. Vejam os números.

O balanço mensal do projeto mostra que, em setembro, foram registrados 39 homicídios nesses cinco municípios. No mesmo mês do ano passado foram 83 ocorrências. A ação ainda contribuiu para reduzir quase 40% nos roubos. Em setembro deste ano foram 2.316 ocorrências nos cinco municípios, enquanto em 2018 o número ultrapassou 3.500 casos.

As forças-tarefas são integradas pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria de Operações Integradas, Polícias Civis e Militares dos Estados, Corpos de Bombeiros Militares, Sistema Penitenciário e Guardas Municipais. O Departamento Penitenciário Nacional também participa do projeto-piloto.

O ministro Sergio Moro afirma: “O objetivo é aumentar a sensação de segurança nos territórios e, principalmente, desenvolver ações integradas de inteligência, análise e investigação criminal para a desarticulação de grupos e redes criminosas”.

No período, foi empregado nos cinco municípios um efetivo médio de 883 pessoas e 321 viaturas por dia. De acordo com o Ministério da Justiça, mais de 92 mil pessoas foram abordadas, 44.877 veículos e 1.458 estabelecimentos fiscalizados. Ainda foram apreendidas 69 armas e 15 toneladas de drogas.

Foram cumpridos 69 mandados de prisão. Ao todo 544 pessoas foram presas e 81 menores apreendidos. A atuação conjunta resultou na recuperação de 132 veículos roubados, de acordo com a pasta.

Fonte: Metrópoles/ Veja

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui