O poder da panfletagem hoje, na época do mundo digital

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Sem ficar afobada com algumas “gracinhas” machistas, sem medo de alguns motoristas imprudentes e estúpidos e desfiando o sol das 14 horas no asfalto, nessa época do ano. São algumas das virtudes da universitária, Isabele Nadini, cursando enfermagem. Sobrevive distribuindo panfletos entre veículos de passeio, coletivos e motos. Seu local de trabalho é a Avenida 13 de Maio, quase em frente da igreja de Fátima.

A postura serena de Isabele é sua grande arma empregada na sua atividade profissional. Hoje. Amanhã, ela estará zelando por vidas em algum hospital. No momento enfrenta a falta de bom senso de algumas motoristas. “Não sei porque. Viram a face e vão embora. O que dói mesmo é o clique das travas das portas. A violência está deixando todo mundo neurótico”, desabafa, indignada.

Na tentativa de entender o motivo da onda crescente da panfletagem, na capital cearense, a reportagem do Site da Rádio Clube 1200 realizou pesquisa sobre esse tema: Como a panfletagem tradicional consegue sobreviver nos dias atuais, quase tomado pela mídia digital. A seguir seguem algumas orientações e algumas respostas que podem esclarecer a respeito desse importante assunto. Sempre atual.

Atualmente, é quase regra os profissionais de marketing digital defenderem em alta voz (nem sempre corretos) a dominação total do mundo digital nos negócios. Afirmam que marketing tradicional é marketing de promessa. Já não funciona mais. Isso é lenda urbana. Agora, no ano atual – 2019 – e no futuro próximo. Querem prova.

Marketing de promessa (esperança), na real, é uma ação de marketing, seja ela digital ou tradicional. Seja executada sem estratégia de distribuição e, inclusive, não mensurada (estudada, analisada). Isto inclui Facebook, Instagram, Televisão, Panfletagem, Google, Rádio, YouTube e qualquer outro meio de divulgação que seja utilizado sem nenhum método, estratégia ou mensuração.

Não há uma regra única. Cada negócio tem seu próprio perfil de cliente Parte das empresas se dão muito bem divulgando seus produtos e serviços 100% com marketing digital. Já outras precisam de mídias de apoio, que podem ser: distribuir panfletos, anunciar em jornais, revistas, rádios e etc. Ou seja, marketing tradicional.

Toda mídia escolhida deve ter um único objetivo: impulsionar e antecipar a decisão de compra. E visível para o público certo, na hora certa. Saiba que tipo de mídia está mais presente na vida do seu público-alvo. São algumas das regras básicas para sair vitorioso na sua empreitada.

Educadamente, espera que o condutor do veículo receba seu panfleto

No caso da panfletagem há um roteiro a ser seguido. 1º -Onde: descubra quais os melhores bairros, ruas, avenidas e regiões da sua cidade para distribuir seu panfleto. Onde está concentrado seu público-alvo (gênero, faixa etária, classe social e etc.) no momento ideal para eles receberem seu panfleto. 

2º – Quando: Pesquise qual o melhor dia da semana e horário para distribuir panfletos em sua cidade. Esta ferramenta ajudará você visualizar qual o melhor dia da semana e horário para você realizar a panfletagem.

3º – Como: qual tipo de panfleto devo distribuir. Dependendo do local, data e horário você poderá presumir vários pontos estratégicos tais como a velocidade do que o fluxo de pessoas (rápido, moderado ou lento), tipo de pessoas (jovens, adultos ou idosos), gêneros (homens ou mulheres) e com base nestes pontos estratégicos você sabe se o seu panfleto precisa ter mais fotos e pouco texto.

Fonte: Jay Conrad Levinson – norte-americano escritor, estudioso de marketing e da publicidade/Foto do Site da Rádio Clube 1200

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