Novidades da Guerra entre Ucrânia e Rússia

0

Trazendo algumas novidades da Guerra entre Ucrânia e Russia, começou pouco depois das 12h (de Brasília) desta segunda-feira (28) a reunião extraordinária da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, que discute a guerra da Ucrânia. Abdulla Shahid, presidente da Assembleia-Geral, é o primeiro a discursar na reunião, pedindo “cessar-fogo imediato”. Entre os países-membros, o representante da Ucrânia é o primeiro escalado para falar, seguido justamente pela Rússia. O Brasil é o 17º país na lista.

mais de 500 mil pessoas fugiram da Ucrânia para países vizinhos desde o início da invasão militar russa na última quinta, segundo informou em rede social o alto comissário das Nações Unidas para os refugiados, Filippo Grandi, nesta segunda-feira (28). Pouco antes, o escritório de Grandi havia informado que 499.412 refugiados haviam sido registrados, incluindo 281 mil na Polônia.

Com bagagens leves, de trem, de carro, às vezes a pé, principalmente mulheres e crianças chegam aos países fronteiriços. Homens em idade de lutar não podem sair da Ucrânia. A Hungria recebeu 84.586 refugiados, segundo o balanço mais recente; Moldávia, mais de 36.000 pessoas; e Romênia e Eslováquia, cerca de 30.000. Outros 34.600 ucranianos foram para outros países europeus. Os ucranianos não precisam de visto para entrar na UE ou na Suíça.

Russos correm aos bancos

Na Rússia há diversos desdobramentos econômicos das sanções impostas pela União Europeia e outros países. Os principais deles são:

Desvalorização do rublo;

Disparada dos juros;

Mercados de títulos fechados

Nas maiores cidades russas, longas filas têm se formado na porta dos bancos, onde a população busca sacar recursos diante da crise financeira que se forma. As retiradas significativas fragilizam o sistema bancário, que pode ficar sem fluxo de caixa – e correr o risco de quebrar.

A moeda da Rússia caiu para um recorde de baixa em relação ao dólar dos Estados Unidos nesta segunda-feira (28), com o sistema financeiro do país cambaleando por sanções esmagadoras impostas pelos países ocidentais em resposta à invasão à Ucrânia.

O rublo perdeu mais de 30% de seu valor para ser negociado a 109 por dólar às 4h30 (horário de Brasília), após uma queda anterior de até 40%. O início das negociações no mercado de ações russo foi adiado.

Ucranianos e Russos negociam

Representantes da Ucrânia e da Rússia estão reunidos, nesta segunda-feira (28), para negociar um cessar-fogo para o conflito militar que chegou ao quinto dia. O encontro está sendo realizado em Minsk, capital de Belarus, que faz fronteira com os dois países e cujo governo é aliado do Kremlin.

“A questão-chave é um cessar-fogo e a retirada das tropas do território ucraniano”, disse um comunicado da presidência da Ucrânia sobre as expectativas para a negociação.

A Rússia não revelou quais demandas levaria à reunião. Vladimir Medinski, conselheiro russo que lidera a missão diplomática, afirmou que Moscou está aberta a um “acordo”. “A cada hora que o conflito se prolonga, cidadãos e soldados ucranianos morrem. Nós nos propusemos a chegar a um acordo, mas tem que ser do interesse das duas partes”, declarou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui