Musk se reúne com Bolsonaro para acordo sobre projeto na Amazônia

0

O bilionário Elon Musk participou de um encontro com o presidente Jair Bolsonaro (PL) na manhã desta sexta-feira, 20, em Porto Feliz, no interior de São Paulo. A visita do empresário teve como motivo um acordo em projeto para levar conectividade a regiões remotas da Amazônia.

Musk usou sua conta no Twitter, plataforma que vem negociando a compra, para comentar sobre a visita ao Brasil.

“Superanimado por estar no Brasil para o lançamento do Starlink para 19 mil escolas desconectadas em áreas rurais e monitoramento ambiental da Amazônia”, escreveu o bilionário.

Um avião particular de Musk desembarcou em um aeroporto particular em São Roque (SP), na manhã desta sexta-feira. Logo depois, o empresário foi levado ao encontro com o presidente, em Porto Feliz (SP). Também participaram do evento os ministros Fábio Faria, das Comunicações, e Ciro Nogueira, da Casa Civil, entre outras autoridades.

Considerado o homem mais rico do mundo, com fortuna estimada em US$ 240 bilhões, segundo a revista Forbes, Musk está envolvido em projetos diversos. O empresário, nascido na África do Sul e radicado nos EUA, é dono da montadora de carros elétricos Tesla e da SpaceX, empresa dedicada à exploração espacial. Recentemente, o magnata vem lidando com processo de compra da rede social Twitter, em negócio de US$ 44 bilhões.

Sobre o projeto na Amazônia

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu em janeiro o direito de exploração no Brasil de satélite estrangeiro não geoestacionário de baixa órbita para a Starlink, sistema de satélites da SpaceX.

Assim, a empresa de transporte espacial de Elon Musk pode oferecer seu serviço de satélite em todo o território brasileiro, com direito de exploração até 2027. A autorização da Anatel foi concedida depois de reunião de Fábio Faria, ministro das Comunicações, com o empresário nos EUA, em novembro.

Já em fevereiro deste ano, o governo do Amazonas também informou que vem mantendo contato com a SpaceX para a instalação de tecnologia da empresa no Estado.

“Por essa ninguém esperava! Já que vamos conectar a Amazônia, trouxemos um dos maiores empresários do mundo para nos ajudar nessa missão. Aceitamos o desafio e vamos até o fim”, escreveu o ministro Fábio Faria nas redes sociais, nesta sexta-feira. “Obrigado pela visita, Elon. Vamos fazer isso.”

Bolsonaro sobre Musk: ‘Mito da liberdade’

Em depoimento transmitido por meio das redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro também falou sobre o encontro com o empresário de origem sul-africana.

“A questão da Amazônia, para nós, é importante. Nós pretendemos e contamos com Musk para que a Amazônia seja conhecida por todos, para mostrar a exuberância, quanto é preservada por nós e quanto as mentiras que espalham são prejudiciais”, comentou o presidente.

“Hoje em dia, poderíamos chamar Musk de ‘mito da liberdade’. O exemplo que nos deu, para nós, foi como sopro de esperança. O mundo todo passa por pessoas que têm vontade de roubar a liberdade de nós, e a liberdade é a semente para o futuro. Ele veio para nosso país demonstrando o que pretende deixar para nós, sua passagem já é algo que nos marcará, em especial a mim.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui