Quem não realizar a vistoria para regulamentar o serviço para 2020 está passível de multa e apreensão do veículo. O alerta é da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) destinado aos proprietários de veículos cadastrados, nas plataformas digitais de transporte, no Município de Fortaleza. O novo calendário de vistorias já foi divulgado.
A partir do mês de março, os motoristas com veículo de placa com número final 1 devem agendar a avaliação. Conforme o novo calendário, os veículos de placa 2 vão fazer o processo a partir de abril, e assim sucessivamente. Só em dezembro, serão agendados os motoristas com placa de final 0.
Segundo a Etufor, em 2019, foram realizadas 20.993 vistorias em veículos que operam por aplicativos. Além disso, com as fiscalizações nas ruas de Fortaleza foram apreendidos 861 veículos nas blitzes volantes.
Os que fizeram a vistoria em 2019 devem obedecer ao calendário vigente. Já aqueles que vão realizar a primeira vistoria este ano, só precisam repetir o procedimento em 2021. A vistoria deve ser agendada na sede ou em um dos postos de atendimento da Etufor. No local, os motoristas também devem emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no valor de R$ 101,78.
A avaliação dos veículos leva em conta itens básicos como: o conforto e segurança, como estado de conservação dos pneus, o sistema elétrico, situação da carroceria, entre outros itens.
A identidade visual do carro também deve obedecer ao Decreto Nº 14.415 de 03 de maio de 2019. Determina o tamanho máximo de adesivo (14cm x 14cm) afixado no vidro traseiro no lado direito superior. Será mostarda a marca do aplicativo ou a frase “Este veículo trabalha por Aplicativos”. Ao final do processo, é emitido um selo de vistoria e o laudo comprovando a aprovação do veículo.
Atendimento da Etufor:
- Sede da Etufor: Av. dos Expedicionários, nº 5677 – Vila União (segunda a sexta, das 8h às 16h30)
- Central de Atendimento da Etufor no Shopping Riomar Kennedy: Av Sargento Hermínio Sampaio, 3100, Piso L2 – Presidente Kennedy (segunda a sexta, das 8h às 17h30)
- Central de Atendimento da Etufor no Shopping Aldeota: Av Dom Luís, 500 – Piso L0 – Aldeota (segunda a sexta, das 8h às 17h30)
- Central de Serviços da Etufor no Vapt-Vupt Messejana: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408 – Messejana (segunda a sexta, das 8h às 16h30)
- Central de Serviços da Etufor Vapt-Vupt Antônio Bezerra: Rua Demetrio Menezes, 3750 – Antônio Bezerra (segunda a sexta, das 8h às 16h30).
Fonte: Etufor/Foto: (Divulgação)