Politica
Lula deve decidir em reunião emergencial como e quando vai receber Lira
Presidente da Câmara vem reclamando da articulação política do governo e pediu agenda com Lula via ministro da Casa Civil, Rui Costa.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai conversar com aliados nesta sexta-feira (19) sobre a crise envolvendo o Congresso e o avanço das pautas-bomba que podem travar as demandas do governo. O encontro emergencial foi convocado pelo presidente e um encontro com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deve ser uma das pautas.
Caso Lula opte por resolver essa questão conjuntamente, é possível que saia da reunião com uma resposta para Lira, que pediu agenda com o presidente via Rui Costa, ministro da Casa Civil, na última quarta-feira (17).
Lira vem reclamando da articulação política do governo e chamou Padilha de incompetente durante uma entrevista coletiva. O presidente da Câmara também chegou a falar sobre a instalação de CPIs, embora tenha descartado a CPI do Judiciário.
A reunião é encarada como emergencial. Tanto que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que estava nos Estados Unidos, antecipou a volta para o Brasil. Embora tenha agenda em São Paulo, ele também pode participar da reunião.
Pautas-bomba
Lula convocou os líderes diante da crise no Congresso e o avanço das chamadas pautas-bomba. Entre as preocupações do Planalto está a PEC do Quinquênio. A Proposta de Emenda à Constituição concede um aumento salarial de 5% a cada cinco anos de serviço para membros do Judiciário e do Ministério Público.
Se aprovada, a PEC pode causar um impacto fiscal de cerca de R$ 42 bilhões, segundo o líder do governo no Senado, Jaques Wagner.
O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, disse nesta quinta-feira (18) que o governo vai trabalhar para adiar a votação da PEC do Quinquênio.
O governo não está se preocupando com pautas de costume, que também estão avançando no Congresso. Por outro lado, o Planalto está atento à aprovação das pautas-bomba, que podem causar impacto fiscal nas contas públicas.
Ceará
Divulgação da Pesquisa Política em Itapajé: Dra. Gorete Lidera Corrida pela Reeleição
Em pesquisa divulgada nesse sabado 05/10 sob registro CE 01622/2024, feita pelo Instituto iNTELIGENCIA DE DADOS coloca a prefeita Dra. Gorete, candidata à reeleição, na liderança das intenções de voto. Com uma diferença de mais oito pontos em relação ao seu principal opositor Nonatinho, tanto na estimulada como na espontânea, ela caminha bem para a sua reeleição.
A população de Itapajé está atenta ao cenário político e, com a aproximação das eleições, a expectativa é de que o debate se intensifique, trazendo à tona as principais propostas dos candidatos. Entretanto, os números atuais mostram que Dra. Gorete segue como favorita para vencer mais uma vez.
Ceará
Em Milagres candidato de Camilo está a frente em pesquisa
Uma recente pesquisa eleitoral realizada na cidade de Milagres pelo Intituto Data Census sob o numero 00349/2024 mostra o candidato Dr. Abraão, apoiado pelo ex-governador Camilo Santana, em primeiro lugar na disputa pela prefeitura. Dr. Abraão lidera com uma vantagem significativa, consolidando-se como o favorito entre os eleitores. Em segundo lugar, aparece o candidato Derson. A pesquisa reflete o cenário político local, onde o apoio de lideranças estaduais tem influenciado o desempenho dos candidatos.
Ceará
Capitão Wagner concede entrevista para o programa Contraponto amanhã (24)
O candidato a prefeito de Fortaleza Capitão Wagner (União Brasil-CE), concede entrevista ao programa Contraponto da Rádio Clube Am 1200, de 11:00 horas da manhã até as 12:00 da manhã, a sabatina será realizada no estúdio de vídeo PRE9 e transmitida pela AM 1200, além dos aplicativos de rádio e pelas redes sociais da rádio Clube 1200.
Como vem divulgando o programa Contraponto vem recebendo os candidatos a prefeito de Fortaleza e região metropolitana.
O Contraponto é o um programa que discute política trazendo várias visões sobre diversos assuntos do dia a dia da cidade, do estado e do país.