Ceará
Justiça determina impugnação de pesquisa eleitoral irregular em Fortaleza

O Partido União Brasil entrou com uma ação judicial no Tribunal Regional Eleitoral – TRE, contra o Instituto Verita LTDA – EPP/ VERITA, que realizou uma pesquisa eleitoral em Fortaleza, sobre a corrida eleitoral para a prefeitura da Capital.
Na pesquisa, o Instituto avaliou o número de eleitores da Regional I como sendo 30 mil, no entanto, a Regional que abrange os bairros Álvaro Weyne, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Cristo Redentor, Floresta, Jacarecanga, Jardim Guanabara, Jardim Iracema, Pirambú e Vila Velha possuem, na verdade, uma população estimada em 344.510 mil habitantes.
Em nota o partido afirma que “há uma discrepância gigantesca, tendo em vista que, com o número real de habitantes, o instituto teria realizado apenas 15 entrevistas, logo, não é possível obter-se um resultado satisfatório que possa validar o estudo estatístico”.
Por tudo isso, a justiça eleitoral concedeu, então, a invalidação e proibição de divulgação da pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Verita.
Enquanto a Regional I, uma região de periferia recebe pouquíssimos questionários, a Regional II, com muitos bairros nobres, recebe uma grande quantidade, porque lá o número de eleitores é maior, o que poderia beneficiar algum candidato específico.
Ceará
Crise na saúde em Fortaleza: faltam remédios, faltam profissionais — O prefeito promete medidas

Ceará
OAB Suspende Advogado Após Agressão a Colega em Frente à CAACE

A OAB-CE anunciou, nesta sexta-feira (11/4), a suspensão preventiva do advogado Osmar Lucena Neto, acusado de agredir o também advogado Frederico Ricardo Perez Silveira em Fortaleza, na quinta-feira (10). O incidente, registrado em vídeo, ocorreu em frente à Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), entidade vinculada à OAB-CE.
Nas imagens, a discussão entre os dois advogados escalou rapidamente para violência, com Osmar agredindo Frederico com um tapa no rosto e o derrubando no chão. A briga foi filmada por pessoas dentro da CAACE, e outros homens intervieram para separar os envolvidos.
Frederico afirmou que não conhecia o agressor e não compreendia a razão da agressão. Ele explicou que, após cumprimentar Osmar por educação, o agressor começou a xingá-lo, alegando que ele teria “atravessado” um processo e ameaçando-o fisicamente. “Nunca vi esse cidadão na vida, não tenho nenhum processo contra ele”, afirmou Frederico.
Osmar, por sua vez, alegou que a briga foi motivada por um processo perdido, no qual ele teria registrado um prejuízo de R$ 650 mil. Segundo ele, a agressão foi uma forma de intimidação, avisando aos advogados para “ficarem longe de seus processos”.
A OAB-CE, em nota, informou que abriu um procedimento interno para investigar a conduta dos advogados envolvidos, e destacou que a suspensão preventiva de Osmar foi aplicada com base no Estatuto da Advocacia. A medida impede o advogado de exercer a profissão em todo o território nacional, enquanto o procedimento disciplinar segue em sigilo, conforme previsto na legislação.
A rapidez e a firmeza com que a OAB-CE tomou a decisão neste caso merecem destaque, demonstrando o compromisso da Ordem em agir prontamente diante de situações que ameaçam a ética e a integridade da classe.
Ceará
Rádio Clube AM 1200 estreia “Conecta Ceará” com foco no cotidiano, cidadania e análise técnica dos fatos

-
Ceará2 dias atrás
Rádio Clube AM 1200 estreia “Conecta Ceará” com foco no cotidiano, cidadania e análise técnica dos fatos
-
Ceará2 dias atrás
Crise na saúde em Fortaleza: faltam remédios, faltam profissionais — O prefeito promete medidas
-
Ceará2 dias atrás
Deputado José Airton reforça compromisso com o desenvolvimento de Tianguá
-
Ceará2 dias atrás
OAB Suspende Advogado Após Agressão a Colega em Frente à CAACE
-
Brasil2 dias atrás
Bolsonaro: entre o leito e o banco dos réus
-
Brasil2 dias atrás
Análise: terceira rodada do brasileirão