Eleições Fecomércio Ceará: Gastão vence Filizola e presidirá entidade por mais quatro anos

0

O empresário Luiz Gastão venceu a disputa contra Maurício Filizola e assumirá por mais quatro anos a presidência da Fecomércio Ceará. As eleições ocorreram no último sábado (9).

Ao todo, dos 34 sindicatos que compõem a entidade, 20 compareceram para votação. 19 votaram a favor da chapa “União e Gestão: A Fecomércio que nos representa”, liderada por Gastão. Apenas um apoiou a chapa “Renovação e Libertação”, de Filizola.

“Ficamos felizes com esse voto de confiança recebido mais uma vez. É uma vitória não do Luiz Gastão, mas da democracia sindical, que pôde exercer mais uma vez sua voz. Partimos agora para novos desafios, como seguir o processo de interiorização da Federação. Nossa meta é fazer uma federação cada vez mais transparente, solidária e com a participação de todos”, afirmou o Gastão.

Seguindo o regulamento eleitoral da Federação, a votação inicialmente ocorreu das 8h às 14h. Compareceram no período os 20 sindicatos, não atingindo então os 70% de quórum necessário para encerrar o pleito. Desta forma, a Comissão Eleitoral realizou uma segunda convocação, das 18h à 0h, agora sendo exigida a presença de 50% do total de eleitores aptos. Com 19 votos, Luiz Gastão foi reeleito para o cargo.

Disputa

A chapa de Filizola, no começo da manhã, apresentou sete ações diferentes com pedidos de liminar para impedir o prosseguimento da eleição. Todas foram indeferidas pelo juiz plantonista.

A eleição deveria ter ocorrido em 5 de abril, mas uma decisão da Justiça do Trabalho, em ação também movida pela oposição, suspendeu o pleito. No entanto, o ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), baixou sentença na última quinta-feira indicando que houve um erro na decisão anterior. Dessa forma, a Comissão Eleitoral ficou autorizada a fazer a eleição neste sábado.

O mandato tem início no próximo 30 de maio, que findará em 29 de maio de 2026. Além de Gastão, foram eleitos os diretores:

– 1º Vice-presidente: José Cid Sousa Alves do Nascimento
– 2º Vice-presidente: Luiz Fernando Monteiro Bittencourt
– 3º Vice-presidente: Sérgio Braga Barbosa
– 4º Vice-presidente: Giovan de Oliveira
– 5º Vice-presidente: Benoni Vieira da Silva
– 6º Vice-presidente: José Gilson Ribeiro de Alencar Parente
– 7º Vice-presidente: Paulo Bezerra de Souza
– 8º Vice-presidente: José Eliardo Martins
– 9º Vice-presidente: Francisco Bento de Souza
– 10º Vice-presidente: Atualpa Rodrigues Parente Filho
– 1º Secretário: José Everton Fernandes
– 2º Secretário: Fabiano Barreira da Ponte
– 3º Secretário: José Ernesto Parente Alencar
– 1º Tesoureiro: Francisco Everton da Silva
– 2º Tesoureiro: Paulo Henrique Costa e Silva
– 3º Tesoureiro: Francisco Alberto Alves Pereira
– Diretores Sindicais: Manoel Luciano Fonteles, Ranieri Paulino de Medeiros, João de Sousa Frota Neto, Carlos Tadeu Rodrigues Rolim
– Diretores Comerciais: Manuel Novais Neto e Jadson Henrique Rodrigues da Silva
– Diretores de Crédito: Francisco das Chagas Ximenes Sobrinho e Antônio Wilson Gonçalves de Oliveira
– Diretores de Relações de Trabalho: Nelson Gomes da Silva e Rodrigo Carneiro Guilhon
– Diretores de Consumo: José Airton Boris Ponte e Ricardo Ulysses Loureiro de Medeiros
– Conselho Fiscal: Fernanda Rocha Alves do Nascimento, Maria Cecília de Alencar Parente e Orlando Braga de Almeida
– Delegados Representantes junto ao CNC: Luiz Gastão Bittencourt da Silva, José Cid Sousa Alves do Nascimento e Luiz Fernando Monteiro Bittencourt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui