Ecopontos: recicle lixo e tenha desconto na conta da energia

0
Poucos moradores reciclam lixo usando Ecoponto do bairro de Fátima

Os Ecopontos, apesar de terem sido criados em 2015, novo modelo de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Fortaleza, ainda são desconhecidos para muitas famílias do bairro de Fátima. Por força do hábito, falta de informação ou má vontade, o Ecoponto localizado no cruzamento das avenidas Eduardo Girão com Luciano Carneiro é pouco utilizado pela comunidade. Prova real é a rampa de lixo caseiro e resto de material de construção prejudicando os moradores da Rua François T. Menezes.

A falta de bom senso das pessoas que poluem esse local (quase no cruzamento da Avenida Eduardo Girão com a Rua François T. Menezes) pode ser medida a curto prazo. Todos são prejudicados pela rampa e ainda perdem dinheiro. Poucos se atentam que reciclar o lixo, colhidos nos Ecopontos, em troca, o fortalezense tem descontos na conta de energia e créditos no Bilhete Único. As famílias prejudicadas pagam alto preço por essa situação, a qual é gerada pelo misto de ignorância com arrogância dos poluidores.

Ainda indiferente aos benefícios de reciclar lixo, uma senhora residente na Avenida Eduardo Girão, preferindo o anonimato, diz que nunca utilizou o Ecoponto do bairro. “Hoje pouco saiu de casa. Quem resolve a questão do lixo é a moça que trabalha aqui. As vezes ajudo os carroceiros. Estou sabendo agora dessas vantagens. Se faz economia e deixa a cidade limpa, é nossa obrigação de participar. Vamos ter mais cuidado quando for jogar lixo fora”, sentenciou.

A Prefeitura de Fortaleza informa que os Ecopontos são locais adequados para o recebimento de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais. Em troca, o cidadão tem descontos na conta de energia e créditos no Bilhete Único. Atualmente funcionam 61 Ecopontos. Até 2020, a meta é instalar um Ecoponto em cada bairro de Fortaleza, totalizando 119 equipamentos. O Ecoponto objetiva efetivar mudanças no comportamento da população.

Para atender à população, há em todos os ecopontos um funcionário da Ecofor Ambiental, concessionária da Prefeitura de Fortaleza, responsável pela gestão de resíduos sólidos urbanos, transmitindo orientações e recebendo o material. Um outro funcionário atesta a quantidade de resíduos depositados em cada contêiner dos ecopontos. O atendimento é de segunda-feira a sábado, sempre de 8 às 12 horas e de 14 às 17 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui