Cine Ceará termina, encantando o público cearense

0

“O Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema”, este ano em sua 29ª edição, baixou suas cortinas. O festival já se tornou um destaque na programação cultural do Estado. Criado para levar ao público cearense uma parcela significativa da produção de cinema ibero-americano, o Festival vem ganhando cada vez mais destaque na mídia local, nacional e internacional.

Refletindo sua importância para o setor, o Cine Ceará tem recebido cada vez mais inscrições de longas e de curtas metragens quebrando, ano a ano, o recorde de submissões. Além das mostras competitivas, o Cine Ceará realiza debates e mostras paralelas, promovendo a divulgação de novos talentos na área audiovisual.O 29º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema acontece de 30 de agosto a 06 de setembro em Fortaleza.

O longa “Pacarrete”, de Allan Deberton, exibição especial na programação, fechando o 29º Cine Ceará. O filme, inspirado em uma história real e protagonizado por Marcélia Cartaxo, que estará presente, estreou mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Xangai.

Durante a programação o público também poderá conferir a Mostra Olhar do Ceará, que apresentará 20 filmes cearenses, sendo 3 longas e 17 curtas, e a exibição do curta dos alunos do Projeto Compartilha Animação, da Enel. Também marcam presença no festival as mostras sociais Melhor Idade, Acessibilidade e O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, além de Exibições Especiais, Intervenções artísticas e Música na Praça.

Durante o festival serão lançados os livros “A História do Cinema Para Quem Tem Pressa”, de Celso Sabadin, dia 31 de agosto, e “Fissuras e Fronteiras – O coletivo Alumbramento e o cinema contemporâneo brasileiro”, de Marcelo Ikeda, dia 6 de setembro, ambos no Hotel Oásis Atlântico, ao meio-dia. No Instituto do Ceará, nos dias 4 e 5 de setembro, o festival realiza o curso “Histórias de Cinema no Acervo do Arquivo Eusélio Oiveira – UFC”, ministrado pela professora Ana Carla Sabino.

Os vencedores das duas mostras competitivas do 29º Cine Ceará serão agraciados com o troféu Mucuripe. Os longas serão premiados nas categorias Melhor Filme, Direção, Fotografia, Montagem, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. Concorrem ao troféu Mucuripe na competitiva de curtas os eleitos pelo júri nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui