Chuva forte: em pré-estação, Barbalha registra 90 milímetros

0

Nesse final de semana, na região sul do Ceará, no Cariri, foi só alegria para o homem do campo. Muita chuva. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações pluviométricas em cinco regiões do Ceará. De 7 horas de domingo (08/12) e as 7 horas de hoje (09/12). O maior registro ocorreu na cidade de Barbalha, na Região do Cariri, com 90 milímetros. 

Como sempre ocorre nessa época das chuvas, os moradores de algumas áreas urbanas passam dificuldades. Foi o que aconteceu com as famílias do bairro Lagoa Seca, Juazeiro do Norte. A água invadiu ruas e avenidas prejudicando o tráfego de veículos. Em alguns locais a água invadiu casas e estabelecimentos comerciais. Os dados do intervalo das últimas 24 horas ainda são parciais e devem ser atualizados o longo do dia.

Conforme a secretária de Infraestrutura, Gizele Menezes, o governador Camilo Santana está agilizando para executar a obra de drenagem de águas pluviais dessa área da cidade. Está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura o projeto de drenagem. “Até o fim deste mês de fevereiro, a gente vai ter esse projeto finalizado”, argumenta Gizele Menezes.

Após o documento concluído, ele será entregue ao prefeito, e em seguida ao Governo do Estado para que se inicie os trâmites de licitação para a execução da obra. Conforme Gizele Menezes, a obra deve custar aproximadamente entre R$ 25 e 30 milhões.

Segundo a Funceme as maiores precipitações da região foram registradas em Barbalha (90 milímetros), Crato (75 milímetros), Juazeiro do Norte (44 milímetros), Brejo Santo (43 milímetros), Abaiara (31 milímetros), Aurora (27,4 milímetros), Milagres (22,2 milímetros) e Missão Velha (19,4 milímetros).

Região do Vale do Jaguaribe, também, caiu água: Morada Nova (15,8 milímetros), Russas (14 milímetros) e Jaguaretama (13,7 milímetros). Registros no Vale do Jaguaribe: Potiretama (22 milímetros) e Morada Nova (11,4 milímetros). Cerca de 39 cidades cearenses tiveram registros no período.

A seguir, as localidades e quantidade das maiores chuvas no Ceará.

  1. Barbalha (Posto: Barbalha) : 90.0 mm
  2. Crato (Posto: Lameiro) : 75.0 mm
  3. Assaré (Posto: Aratama) : 62.0 mm
  4. Juazeiro Do Norte (Posto: Juazeiro Do Norte) : 56.0 mm
  5. Crato (Posto: Crato) : 48.0 mm
  6. Juazeiro Do Norte (Posto: Vila Sao Goncalo) : 44.0 mm
  7. Brejo Santo (Posto: Poco Do Pau) : 43.0 mm
  8. Abaiara (Posto: Abaiara) : 31.0 mm
  9. Aurora (Posto: Sitio Tipi) : 27.4 mm
  10. Milagres (Posto: Milagres) : 22.2 mm

Fonte: Funceme/ Foto: (Divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui