Ceará Rádio Clube 87 anos ao lado do povo cearense

0

*Everardo Lopes

A data 28 de agosto comemora-se o dia do radialista do Ceará. A data foi instituída pela lei estadual 16042 de 28 de julho de 2016 de autoria do deputado David Duran.

A efeméride faz alusão a um dos acontecimentos mais importantes da comunicação no Estado do Ceará, quiçá do Brasil: 28 de agosto é o marco da criação da primeira emissora de Rádio do Ceará, e a quinta implantada no Brasil: A Ceará Rádio Clube, ou PRE9, como era conhecida.

Como não existe radialista sem rádio, e rádio sem radialista. Vamos falar sobre os dois: em seus 87 anos de existência a Rádio Clube am 1200 foi testemunha, e ao mesmo tempo protagonista. Foi? ainda é! um dos mais importantes meio de comunicação do Ceará e do país.

Durante esse longo tempo, a emissora teve que se transformar para se adequar aos novos tempos onde a tecnologia e o surgimento de novas formas e novos meios de se comunicar apareceram. Por vezes ,A Clube am 1200, teve que ressurgir das cinzas, como conta a lenda de um certo pássaro mitológico.

A Ceará Rádio Clube e seus radialistas, foram pioneiros em tudo, na área radiofônica deste Estado. Mãe dos maiores talentos que o Ceará e o Brasil já produziu, e que ainda deixaram suas marcas em novos talentos que surgiram. Esses pioneiros domesticaram às ondas eletromagnéticas com sua máquina de transmitir sons e sonhos, e produziram uma verdadeira revolução cultural em nosso estado.

Esses homens e sua máquina espetacular da gerar notícias e entretenimento, criaram uma programação com noticiários, radionovelas e até transmissão de partida de futebol, e foram responsáveis pela alteração dos hábitos das famílias da capital e até do mais longínquo povoado dos sertões do Ceará. Ao “pé” do pequeno aparelho receptor, as famílias se reuniam para ouvir notícia, assistir sua radionovela e fazer seu sarau. Era uma verdadeira festa!

A Rádio Clube am 1200 pertence ao Grupo Diários Associados desde da década de 40 do século passado. Ainda operando em sua frequência tradicional, A ZYH585 Rádio Clube AM 1200, passou, nesses últimos anos, por grandes dificuldades administrativas até sair do ar temporariamente em 2018, e voltando a renascer imediatamente, agora sob a direção do radialista cearense Márcio Aurélio que assumiu a administração da emissora pioneira, com a proposta de renovação em sua grade de programação.

houve uma grande renovação na programação da emissora de 2019 até agora. A direção incrementou a grade com programação esportivas, transmissão de jogos e programas jornalístico de opinião , com profissionais do mais alto nível. Em quanto isso, prepara a emissora para migração da frequência AM para FM . PARABÉNS RÁDIO CLUBE 1200. PARABÉNS RADIALISTAS CEARENSES. VOCÊS SÃO UNS HERÓIS.

*Jornalista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui