Campeonato Cearense e Suspenso pelo TJDF, mas Federação garante realização da partida entre Fortaleza e Ferroviário

0

O Final de semana foi bastante agitado no Futebol Cearense, e não foi pelos resultados dos jogos da Copa do Nordeste, mas sim pelo imbróglio que se tornou o campeonato Cearense, quando o Campeonato Cearense foi suspenso pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol no Estado do Ceará (TJDF). O órgão atendeu a solicitação dos clubes Maracanã e Icasa, contra o Crato e a Federação Cearense de Futebol (FCF).

Assim, a decisão do TJDF foi a suspensão da homologação dos resultados do certame estadual e a exclusão do Crato do Campeonato Cearense de Futebol de 2022, com a consequente aplicação de “WO” em todas as partidas disputadas pela referida agremiação e e o consequente ajuste na classificação final do certame, com suas consequências resultantes.

Mesmo com a decisão a Federação Cearense de Futebol (FCF) emitiu nota oficial, nesta segunda-feira (7), confirmando a realização de Ferroviário x Fortaleza, marcado para terça (8) pela semifinal do Campeonato Cearense, mesmo sem decisão favorável no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A entidade entrou com recurso no órgão contra a liminar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJDF-CE) que suspendeu a competição estadual.

A partida está programada para a Arena Castelão, às 21h30, sendo válida pela semifinal do Estadual. Os ingressos para o jogo tiveram as vendas iniciadas pelos clubes na última sexta (4). Para a FCF, a decisão do presidente do TJDF-CE, Frederico Bandeira, “viola princípios básicos da boa-fé do deporto e revela sintomática contradição” pois o próprio concedeu uma “declaração pública, antes das quartas, de que os resultados do Crato estavam homologados, sendo esse um fato notório”.

Em nota, a FCF informou que a manutenção partida “ocorre por respeito ao Estatuto do Torcedor (Lei Federal), onde contém a determinação que os ingressos das partidas eliminatórias sejam vendidos com, pelo menos, 48h de antecedência aos jogos (Art. 20, §1º, I)”. Assim, “informar que já existem milhares de ingressos vendidos para este jogo”.

INTERESSADOS

Maracanã e Icasa estão diretamente interessados na exclusão do Crato do Estadual. Caso o Azulão seja excluido e seus resultados anulados, o Maracanã se classificaria para as quartas de finais do certame no lugar do Iguatu, e o Verdão do Cariri não seria punido (e rebaixado) pela escalação irregular do jogador Leandro Mendes, já que um dos cartões amarelos recebidos por ele foi justamente diante do Crato. 

CAUCAIA X IGUATU

Mesmo com a decisão do TJDF, Caucaia e Iguatu jogaram jogando normalmente pela semifinal do Campeonato Cearense. A partida iniciou às 16 horas e foi disputada no estádio João Ronaldo, em Pacajus, com o placar final de 2 a 0 para a Raposa Metropolitana.

Mesmo com o jogo sendo disputado e finalizado, a Federação Cearense de Futebol (FCF) não deve homologar o resultado até o julgamento do dia 11.

Fortaleza e Ferroviário entram na Justiça

As gestões de Fortaleza e Ferroviário irão trabalhar juntas na esfera jurídica em prol da manutenção do Campeonato Cearense de 2022. A posição dos clubes corrobora com a nota oficial da Federação Cearense de Futebol (FCF), que decretou nesta segunda-feira (7) que o Clássico das Cores está mantido. Um dos argumentos utilizados foi o fato da venda de ingressos já ter sido iniciada.

Em comunicado, o Tricolor ressaltou que “tomará imediatamente as medidas judiciais cabíveis, na instância desportiva, para fins de preservar os seus direitos de disputa e de manutenção do andamento da competição, em observância ao princípio jurídico-desportivo da estabilidade dos campeonatos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui