Associação Cearense de Escritores homenageia Raimunda Tapeba, aos 75 anos

0
A pajé Raimunda Tabeba representa a simplicidade e a força de seu povo. Os primeiros cearenses

A IV Festa Literária da Associação Cearense de Escritores (FliAce) começou ontem (25/11) e segue até sexta-feira (29/11), no Shopping Benfica. A FliAce elege como patronesse desta edição Raimunda Tapeba, que completou 75 anos de idade. Ela guarda a herança milenar carregada no semblante ativo, forte e inspirador de seus antepassados. 

Raimunda Rodrigues Teixeira, Mestra Pajé Raimunda Tapeba, a primeira mulher a ocupar o papel de pajé numa etnia indígena no Ceará. Foi sua força, a qual expressava saberes, logo traduziu-se em reconhecimento. Raimunda Tapeba, Mestra da Cultura é líder de uma comunidade estimada em oito mil habitantes, às margens do Rio Ceará, em Caucaia. A guardiã das suas memórias, os costumes e as lendas, passadas por várias gerações do seu povo.

Consta ainda na programação do evento a certificação de Raimunda Tapeba; entrega do Troféu Mandacaru à Casa de Juvenal Galeno, pelo centenário; e entrega da placa Procura de Poesia à primeira vice-presidente da ACE, Eudismar Mendes. Os autores indicados ao Prêmio Jabuti neste ano igualmente receberão honrarias. Entrada grátis.

Mestra Pajé com olhar corajoso e limpo para o futuro de sua gente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui