A biometria e a República

0

*Gilson Barbosa- Jornalsita

A justiça eleitoral tem se esforçado no sentido de ampliar as atividades de cadastramento biométrico em Fortaleza para abranger, até o fim deste mês, todos os mais de 550 mil eleitores retardatários da Capital cearense. Para tanto, um mutirão de atendimento está ocorrendo desde o início deste mês, no Centro de Eventos, destinados a quem, durante todo ano, não se dispôs a fazê-lo, por falta de tempo, comodismo mesmo ou outras razões

Desde Janeiro, intensa divulgação ocorreu na imprensa local, convocando as pessoas a se cadastrarem, bem como postos foram instalados principalmente nos shoping centers da cidade, facilitando-lhes acesso ao serviço prestado pelo TRE do Ceará. Até o dia 29 próximo, todos terão que comparecer, sob pena de não votarem nas próximas eleições.

O Brasil comemora, neste mês, a proclamação da República. Adotamos esta forma de Governo há exatos 130 anos. Desde a quartelada liderada pelo marechal Deodoro da Fonseca no Rio de Janeiro, que pôs fim ao império, nossa história republicana foi marcada por revoltas, golpes de Estado, ditaduras e curta experiência democrática, como a que vivemos hoje.

Para o contínuo processo da consolidação democracia, necessária se faz a participação dos eleitores a cada pleito, escolhendo, com consciência, candidatos que realmente possam atuar em prol da República e da Sociedade Brasileira, contribuindo para o progresso da nação e de sua gente. cada um de nós tem, a única arma para mudar, e melhorar, os rumos do Brasil.

A República que somos, com todos os seus erros, problemas e acertos, é resultado de nossas escolhas a cada eleição. com a biometria, nosso voto, ainda mais legitimado pela segurança do processo, terá maior influência nos destinos do país. Que cada eleitor, pois, faça seu cadastro, tendo em mente a importância deste ato para o futuro da ainda jovem República brasileira.

(*)Jornalista e apresenta aos sábados , ao lado dos também jornalistas, Juarez Serpa e Everardo Lopes, o programa SENSO CRÍTICO, ao meio-dia, na RÁDIO CLUBE 1200

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui