Internacional
Ucrânia diz ter derrubado avião militar da Rússia usado em ataque
Momentos antes, ataque da Rússia contra Ucrânia deixou oito mortos e 25 feridos. Quatro pilotos estavam a abordo do avião abatido, sendo que um morreu e outro está desaparecido.

A Ucrânia derrubou um avião militar da Rússia, nesta sexta-feira (19). Segundo as autoridades russas, quatro pilotos que estavam abordo da aeronave conseguiram se ejetar, mas um deles acabou morrendo e outro está desaparecido.
O avião abatido é uma aeronave estratégica de modelo Tu-22M3. O Ministério da Defesa da Rússia disse que o avião caiu na região de Stavropol, no sul do país.
Mais cedo, as autoridades russas afirmaram que a queda do avião parecia ter sido provocada por um problema técnico. No entanto, horas depois, a Ucrânia disse que tinha abatido a aeronave.
“Pela primeira vez, unidades de mísseis antiaéreos da Força Aérea, em cooperação com a Inteligência de Defesa da Ucrânia, destruíram um bombardeiro estratégico de longo alcance Tu-22M3”, afirmou a Força Aérea da Ucrânia.
O comandante ucraniano Mykola Oleshchuk afirmou ainda que aeronave estava sendo usada pela Rússia para atacar cidades da Ucrânia.
O Tu-22M3 é um bombardeiro porta-mísseis supersônico de longo alcance desenvolvido pela Tupolev. O avião foi projetado para destruir alvos marítimos e terrestres por meio de mísseis guiados e bombas aéreas.
Ataque contra a Ucrânia
Antes da Ucrânia anunciar ter abatido o avião, as autoridades do país afirmaram que um ataque com mísseis russos deixou oito pessoas mortas e outras 25 feridas na região de Dnipropetrovsk.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que o ataque danificou um edifício residencial e uma estação ferroviária na capital regional, Dnipro.
“A Rússia deve ser responsabilizada pelo seu terror e cada míssil, cada Shahed deve ser abatido”, disse Zelensky. “O mundo pode garantir isso e os nossos parceiros têm as capacidades necessárias.”

Destaque
“Somos mais fortes nos momentos difíceis”, diz Biden após diagnóstico de câncer agressivo

Joe Biden, 82 anos, ex-presidente dos Estados Unidos, que deixou a Casa Branca em 2024, revelou neste domingo (18) que enfrenta uma forma agressiva de câncer de próstata, já com metástase óssea.
O diagnóstico foi feito após exames que detectaram um nódulo na próstata. A avaliação médica classificou o caso com escore Gleason 9 — o grau mais alto de agressividade. Apesar disso, há esperança: o câncer é sensível a hormônios, o que possibilita tratamentos como radioterapia, terapia hormonal e, eventualmente, cirurgia.
Nesta segunda-feira (19), Biden falou pela primeira vez sobre a doença. Ao lado da esposa, Jill, e de seu gato, publicou nas redes sociais:
“O câncer afeta a todos. Como muitos de vocês, Jill e eu aprendemos que somos mais fortes nos momentos difíceis. Obrigado por nos ajudar com amor e apoio.”
A declaração comoveu apoiadores e opositores. Entre as mensagens de solidariedade estão as do atual presidente Donald Trump, da ex-vice Kamala Harris e do ex-presidente Barack Obama, que expressou confiança na força de Biden para enfrentar mais essa batalh
Internacional
Príncipe Harry se torna oficialmente morador dos EUA; ele já vive na califórnia há cerca de 4 anos
Apesar do anúncio, o casal se mudou para o sul da Califórnia há cerca de quatro anos.

O príncipe Harry, filho do rei Charles III e quinto na linha de sucessão ao trono britânico, e sua esposa, Meghan, passaram a morar oficialmente nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pela empresa de viagens Travalyst Ldt, cujo casal é dono de 75% do negócio.
A documentação informando o novo local de moradia foi recebida pela Companies House, agência governamental que supervisiona a constituição de empresas do Reino Unido, na última segunda-feira (15).
Apesar do anúncio, o casal se mudou para o sul da Califórnia há cerca de quatro anos.
O anúncio oficial sublinha o afastamento de Harry da família real. O príncipe passou os últimos tempos criticando seus familiares, afirmando que são racistas, por exemplo. Seus depoimentos estão na série autobiográfica.
Desde então, Harry criticou repetidamente a família real, incluindo alegações de racismo inconsciente que foram incluídas em uma série da Netflix e na autobiografia do príncipe, “Spare”.
Embora Harry continue formalmente como conselheiro de Estado, a coroa informou ao Parlamento em 2022 que “na prática” apenas os membros trabalhadores da família real seriam chamados para substituir o monarca.
Na contramão do anúncio, uma fundação chamada Heritage Foundation, conhecida por ser composta de integrantes conservadores, questionou a decisão do Departamento de Segurança de dar um visto para Harry, após ele comentar na série da Netflix sobre o uso de drogas.
Internacional
Elefante escapa de circo e anda pelas ruas de cidade nos EUA
Segundo a mídia local, o animal escapou de um circo na cidade de Butte, em Montana, após ser assustado por um veículo, mas já foi recapturado sem incidentes ou feridos.

Já imaginou estar dirigindo e do nada um elefante passa correndo pela rua? Isso aconteceu em Butte, em Montana, nos Estados Unidos.
Um elefante de circo, chamado Viola, fugiu na terça-feira (16) e parou o tráfego em uma avenida da cidade.
Segundo a mídia local, o elefante escapou do Jordan World Circus depois que um carro passando deu um tiro e assustou o animal. O xerife Ed Lester do Departamento de Aplicação da Lei de Butte-Silver Bow confirmou a informação à NBC News e disse que o elefante foi “assustado por um veículo e escapou brevemente”.
Não houve incidentes com o elefante. Segundo autoridades da cidade, o elefante já foi devolvido em segurança aos seus tratadores.
Nicole Perreira, porta-voz do grupo de bem-estar animal Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA, na sigla em inglês), disse à NBC que Viola é um animal considerado idoso e escapou de seu confinamento pelo menos outras duas vezes antes, em 2010 e 2014.